26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosNovo satélite avança agricultura de precisão

Novo satélite avança agricultura de precisão

O satélite Ingenio, que será lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA), oferecerá imagens de alta resolução que poderão representar avanços significativos na agricultura de precisão. Isso acontece porque o novo satélite permitirá que se trabalhe em parcelas menores e tem um curto tempo de revisitação, que é de cerca de dois dias.

De acordo com os desenvolvedores, o instrumento terá duas câmeras e será capaz de adquirir imagens da Terra em alta resolução, de cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados por dia. Monica Lopez, cientista do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), explicou que cada câmera possui uma resolução de 2,5 metros para o canal panchromatic e 10 metros para os canais multiespectrais, proporcionando uma largura de imagem de 55 km.

“Estas características significam que o satélite tem uma resolução melhor, você pode discriminar mais no terreno e trabalhar em parcelas menores. Um avanço para que a agricultura de precisão não atinja apenas grandes fazendas“, comenta.

Segundo Lopez, as imagens do Ingenio poderão auxiliar a agricultura na detecção de técnicas agrícolas mais adequadas para a área, o monitoramento de colheitas, além de ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias.

Essa matéria você encontra na edição de agosto de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

FMC debate Agricultura 5.0 no Encontro Nacional de Cooperativas

A FMC, participa entre os dias 24 a 26 de novembro, do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), que acontecerá em plataforma online.

Pós-colheita – A atenção que seu café merece

Alessandro Guieiro Consultor agronômico, especialista em fertilidade, microbiologia do solo e nutrição de plantas alessandro.consultoragro@hotmail.com Uma planta que passou por uma nutrição desbalanceada e ineficiente, com baixa...

Maracujá com café é opção atrativa para o produtor

  Mais rentável e sustentável, agregar o cafezal velho à produção de maracujá tem atraído muitos produtores   Na região do Triângulo Mineiro, onde há predominância de...

Cupim – Praga de solo pode destruir uma floresta

Diego Tolentino de Lima Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Entomologia - ICIAG-UFU diegotolentino10@hotmail.com Lísias Coelho Engenheiro florestal, Ph.D. e professor - ICIAG-UFU lisias@ufu.br Ernane Miranda Lemes Engenheiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!