23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Algas marinhas induzem maior vigor na cebola

Algas marinhas induzem maior vigor na cebola

Tiago Henrique Costa Silva

Engenheiroagrônomoe mestrando em Proteção de Plantas ” IFG Urutaí (GO)

tiago@agronomo.eng.br

Crédito Fernando Gomes
Crédito Fernando Gomes

As algas marinhas agem diretamente na planta, induzindo maior vigor, produtividade e melhor qualidade. Adicionalmente, otimizam a absorção de nutrientes com consequente melhoria na sanidade da planta, na redução de perdas de fertilizantes, melhorando o crescimento da planta e resultando em maior resposta da planta em relação ao manejo aplicado.

Vantagens

Ultimamente, com a constante evolução da tecnologia na pesquisa agronômicas, notam-se crescentes interesses em substâncias à base de algas marinhas, que constituem um grupo com efeitos favoráveis sobre diferentes culturas no campo, inclusive na cebola. Estas substâncias são comumente comercializadas como fertilizantes líquidos ou bioestimulantes.

Têm sido verificados efeitos positivos destes fertilizantes sobre o crescimento, desenvolvimento e, consequentemente, aumento nos rendimentos da cebola. Na fisiologia da planta, essas substâncias provenientes do extrato de algas trazem benefícios antiestresse, fazendo com que as plantas tenham uma maior resistência à volatização da temperatura do ambiente (dia/noite).

Também se nota uma planta mais vigorosa, com melhor sanidade nas folhas e melhor enraizamento, características que auxiliam as plantas a se adaptarem às condições de estresse.

Mais bulbificação

Estes extratos de algas normalmente são encontrados no mercado como produtos à base de misturas enriquecidas com aminoácidos, nutrientes minerais e hormônios reguladores de crescimento, tais como citocininas, auxinas, giberelinas, betaínas, de macronutrientes, como Ca, K, P, e micronutrientes, como Fe, Cu, Zn, B, Mn, Co e Mo.

Com essa injeção de hormonal e nutritiva a planta se mostra menos estressada, consegue se desenvolver melhor e, por consequência, entrega melhores produtividades, com qualidade nos bulbos.

Há, ainda, mais ganhos produtivos. Isso porque uma plantação de cebola tratada com aplicação sequencial de extratos de algas (biofertilizantes organominerais) permite que a genética da semente de cebola expresse ainda mais seu potencial produtivo. Dessa forma, sempre observamos um incremento na produção em torno de 5,0 a 20%, dependendo dos materiais plantados e condições ambientais.

Mais vida útil

É evidente que uma planta mais forte e vigorosa consegue entregar maior produção e qualidade de bulbos. Assim, plantas tratadas com extrato de algas têm mais condições de se desenvolver sem estresse, formando bulbos mais uniformes e com melhor pele.

Por consequência,diminui bastante a ocorrência de doenças de final de ciclo na cebola, como acamisa d’água (podridão bacteriana ocasionada por diversas espécies de bactérias). Lotes com menor incidência dessa bactéria significam cebolas mais firmes e sadias, commaior longevidade de prateleira e, por consequência, mais demandadas, melhorando assim a rentabilidade do produtor rural.

Recomendações

Normalmente, trabalhamos com aplicações foliares sequenciais, sendo a primeira 30 dias após a emergência da cebola, pois nesta fase a cultura já passou por baterias de aplicações de herbicidas, se mostrando estressada. O tratamento com extratos de algas faz com que essa lavoura supere o estresse devido à aplicação de aminoácidos, hormônios e nutrientes levados pelo extrato de algas.

A segunda aplicação deve acontecer aos 60 dias da emergência da cultura, quando se faz um novo reforço com extrato de algas. A partir desta fase, a lavoura entra em estádio de bulbificação, o que ocasiona um desequilíbrio hormonal natural na planta, deixando-a mais suscetível ao ataque de doenças e pragas. Desta forma, a aplicação do extrato de algas fortalece a lavoura, que resistirá melhor a estes estresses.

Essa matéria completa você encontra na edição de agosto de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

Inicio Revistas Hortifrúti Algas marinhas induzem maior vigor na cebola