18.5 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFrutos de café, amarelos e vermelhos no mesmo pé - O que...

Frutos de café, amarelos e vermelhos no mesmo pé – O que será?

José Braz Matiello

jb.matiello@yahoo.com.br

Saulo Roque Almeida

Engenheiros agrônomos da Fundação Procafé

Luiz CarlosFazuoli

Engenheiroagrônomo e pesquisador do IAC

Crédito Procafé

Corre por aí, na internet, uma foto, ao que nos parece, tirada pelo nosso ilustre colega Mauricio B. da Silva, onde se pode ver uma raridade, frutos de café amarelos em alguns ramos, ao lado de outros com frutos vermelhos, no mesmo cafeeiro e, até mais raro, no mesmo fruto, parte da casca vermelha e parte amarela.

Diante das dúvidas surgidas, é indicado esclarecer o porquê desse fenômeno. A cor do fruto de café, quando maduro, é determinado por um gene chamado de xanthocarpa, que ora se expressa, dependendo da carga genética da planta (seu genótipo) que condiciona a cor vermelha (XcXc) ou amarela ( xcxc), sendo que as plantas heterozigotas (Xcxc) têm frutos que, a princípio, são amarelados, mas depois se tornam alaranjados com estrias vermelhas. Isto se refere à genética normal, vinda da semente, do embrião.

 

Mutações

 

Na natureza, porém, ocorrem mutações conhecidas por somáticas, ou seja, mudanças diretas no tecido vegetal, assim podendo atingir apenas uma parte da planta ou de seus frutos.

Essas mudanças, ou modificações genéticas no tecido, é que explicam a manifestação do efeito dos genes que conferem a cor amarela dos frutos apenas naquela parte mutante.

As mutações, assim, podem ser divididas entre mutação de linhagem germinativa, que pode ser passada aos descendentes, e mutações somáticas, que normalmente não são transmitidas aos descendentes.

Em alguns casos, mesmo as somáticas podem ser transmitidas, de forma assexuada ou sexuada (em casos em que as flores e frutos se desenvolvam numa parte que sofreu mutação somática).

Numa segunda foto, tirada pelo produtor Edmar Soares, a mutação ocorreu ao contrário. Dentro de uma planta da cultivar Catucaí 785-15, de frutos amarelos, apareceram ramos com frutos de coloração também vermelha e os alaranjados.

 

Essa matéria você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Café de qualidade: a importância da automação na cadeia produtiva 

De olho nesse mercado, a Selgron desenvolve soluções tecnológicas que podem ser aplicadas às fases finais de produção desse e de outros grãos

Medidas de controle e entressafra seca diminuem a incidência da broca-do-café

A incidência da broca-do-café em Minas Gerais está menor em 2018, se comparada ao mesmo período do ano passado.  Segundo o pesquisador da Empresa...

Tramontina incentiva o reaproveitamento de materiais por meio da compostagem

  Trituradores e composteira são produtos da marca que auxiliam na tarefa   Quando o assunto é jardinagem e agricultura, trituradores são tópico importante na pauta....

ABIC realiza live no Dia Internacional da Mulher para lançar Comitê ABIC Mulheres do Café

Lançamento da iniciativa acontecerá no dia 08 de março, às 17h, por meio de uma live no Instagram da Associação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!