29.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosProjeções indicam o Brasil como o próximo maior produtor mundial de soja

Projeções indicam o Brasil como o próximo maior produtor mundial de soja

 

Adriane Roglin

Engenheira florestal, mestre e coordenadora de Projetos da Consufor

aroglin@consufor.com / www.consufor.com

 

Fotos Shutterstock

O setor do agronegócio ocupa em torno de 7,8% do território brasileiro, com 66 milhões de hectares plantados com diferentes tipos de cultura. Na safra 2017/18, somente a área destinada à produção de soja representou cerca de 53% desse total, ou 35 milhões de hectares (área equivalente ao território do Estado do Mato Grosso do Sul).

No cenário mundial, o Brasil tem uma importante participação quando se trata de produção de grãos, especialmente no que tange à produção de soja, assim como os Estados Unidos. Juntos, nas últimas dez safras, os dois países representaram mais de 50% da produção mundial/ano. Além disso, no mesmo período o Brasil expandiu sua participação de 22% para cerca de 35% de produção mundial (Figura 1).

 

Segundo projeções do USDA, a produção mundial para a safra 2018/19 será da ordem de 354 milhões de toneladas, uma variação de apenas 2% em relação à safra anterior (17/18). Aplicando uma produtividade média de 50 sacas/hectare, essa variação de 2% implicaria em um adicional de área plantada da ordem de 142 mil hectares a nível mundial, sem considerarmos ganhos de produtividade.

Apesar de parecer pouco significativa essa variação em nível mundial, todas as projeções indicam que o Brasil vai se tornar o maior produtor mundial de soja na safra 2018/19.

 

Projeção

A área plantada de soja cresceu 61% nos últimos 10 anos

O histórico da produção de soja no Brasil comprova que além do aumento da área plantada, estamos ganhando produtividade em nossos plantios. Nas últimas 10 safras de soja, a produção aumentou na ordem de 105% (8,3% a.a.), a área plantada cresceu 61% (5,5% a.a.), enquanto que os demais ganhos foram derivados do aumento da produtividade média em torno de 27% (2,7% a.a.). Isso retrata a realidade do produtor agrícola, que vem investindo significativamente em novas tecnologias e em cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas.

Nas últimas 10 safras de soja, a produção aumentou na ordem de 105%

Os números mais recentes da safra 17/18 apontam para uma produção mundial da ordem de 347milhões de toneladas de grãos de soja.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções pós-venda John Deere garantem máxima eficiência produtiva

A aquisição de uma máquina é um momento de conquista para o produtor que está adquirindo mais um equipamento para melhorar seu desempenho em...

Bem-estar animal na suinocultura

Adotar as práticas de bem-estar animal tornou-se imperativo para continuar crescendo

Mulching controla plantas espontâneas na berinjela

O cenário mundial atual amplia a demanda por alimentos ricos em bioativos e que sejam produzidos de forma sustentável, com mínimos impactos no ambiente e qualidade do produto final

Vantagens dos clipes para enxertia

Haydée Siqueira Santos Doutora em Horticultura e diretora da Faculdade de Tecnologia de Campinas haydeesiqueira@hotmail.com Em ambiente protegido, as doenças de solo têm sido um desafio. Com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!