20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiBaby leaf - Segmento em plena expansão

Baby leaf – Segmento em plena expansão

Mariana Caroline Guimarães Xavier

Graduanda em Agronomia ” Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

marianaa-caroline@hotmail.com

Carlos Antônio dos Santos

Engenheiroagrônomo edoutorando em Fitotecnia – UFRRJ

carlosantoniods@ufrrj.br

Margarida Goréte Ferreira do Carmo

Engenheiraagrônoma, doutora em Fitopatologia e professora – UFRRJ

gorete@ufrrj.br

foglione brochure foglie

O crescimento do mercado de hortaliças diferenciadas e com apelo nutricional e visual, e ao mesmo tempo que sejam de uso prático no dia a dia, vem favorecendo a expansão e diversificação de um segmento conhecido como baby leaf.

Baby leaf nada mais é do que hortaliças folhosas ou não, que têm suas folhas colhidas precocemente, ou seja, antes de sua completa expansão. Esta colheita precoce garante a obtenção de folhas de tamanho reduzido, visualmente atrativas, com textura macia, leves e de sabor pronunciado.

No geral, qualquer cultivar folhosa de interesse comercial pode ser direcionada para a produção de baby leaf. Atualmente, as mais comumente utilizadas são alface, rúcula, almeirão, manjericão, espinafre, chicória, acelga e agrião.

No entanto, também podem ser utilizadas as folhas de outras hortaliças não folhosas, como a beterraba ou rabanete, por exemplo. Na comercialização do baby leaf usualmente se utilizam folhas com tamanhos variando entre 5,0 a 15 cm de comprimento, a depender da espécie e de sua forma de utilização.

 

Consumo

 

O segmento de baby leaf já se encontra consolidado em regiões como Europa, Estados Unidos e Japão, e tem ganhado espaço no mercado brasileiro em função das demandas do consumidor moderno que busca por novos produtos e de melhor qualidade.

As folhas “baby“ compõem um nicho de mercado muito atrativo para os consumidores, especialmente os de maior poder aquisitivo e que priorizam praticidade e variações de sabor e decoração dos pratos.

Neste mercado estão chefs de cozinha, que utilizam as folhas na elaboração de pratos requintados e bem decorados, além de restaurantes e buffets que objetivam proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor.

O mercado de baby leaf é favorecido pela tendência de famílias cada vez menores e que desejam consumir hortaliças no seu tempo, o que evita o desperdício. Devido às suas características diferenciadas e únicas, essas folhas também despertam a atenção das crianças, incentivando o consumo.

No mercado, as hortaliças baby leaf podem ser comercializadas na forma de uma única espécie, soltas ou em maço, ou em um mix contendo espécies variadas buscando-se compor um produto com cores, texturas e sabores diversos. Como forma de agregar em sua praticidade, as folhas baby podem ser comercializadas lavadas e higienizadas, prontas para o consumo.

 

Valoragregado

 

O cultivo de hortaliças destinadas a baby leaf apresenta maior valor agregado e se mostra vantajoso para os produtores que buscam produtos mais rentáveis. A possibilidade de cultivo em pequenas áreas e a colheita antecipada permitem vários ciclos em um curto espaço de tempo e garantem rentabilidade mais estável que as hortaliças tradicionais. Outro ponto que agrega valor é a comercialização de folhas prontas para o consumo, que são valorizadas pelo consumidor atual.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor aumentam

O cultivo de alface na estação mais quente do ano pode ser um problema, pois é um período em que as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa pendoamento precoce nas plantas.

Microaspersão – Soluções para a crise hídrica

As mangueiras Santeno são planas, feitas com polietileno linear perfuradas a raio laser (maior precisão) para garantir a uniformidade dos emissores e a eficiência...

Bacterioses são o terror do plantio da alface de verão

  Cristiane Bezerra da Silva Bióloga e doutora em Ciências Farmacêuticas cris.mpj@gmail.com A cultura da alface está sujeita ao ataque de várias doenças e pragas, fazendo com que...

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?

A alface é uma espécie que pertence a uma família de grande interesse econômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!