21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiLançamento - Primeiro porta-enxerto para goiabeira resistente ao nematoide

Lançamento – Primeiro porta-enxerto para goiabeira resistente ao nematoide

Crédito Embrapa Semiárido

Após quase 10 anos de pesquisa, a Embrapa disponibiliza a primeira tecnologia altamente eficiente para o controle do nematoide-das-galhas, que é, atualmente, o principal desafio da cultura da goiaba no País.

A cultivar BRS Guaraçá é uma planta híbrida, que mistura características de goiabeira e araçazeiro, para ser utilizada como porta-enxerto. De acordo com o pesquisador da Embrapa Semiárido, Carlos Antônio Fernandes Santos, a tecnologia é a melhor opção para o enfrentamento da nematose da goiabeira, pois tem demonstrado resistência ao patógeno e alta compatibilidade com as mais importantes variedades comerciais.

A origem

Até o momento, as estratégias buscadas pelos grupos de pesquisa de diversos lugares do País para a solução deste grave problema fitossanitário envolviam métodos de controle biológico, manejo integrado e aplicação de inseticidas, apresentando resultados limitados ou ineficientes. Também foi testado o uso do araçazeiro como porta-enxerto, porém, com baixa compatibilidade às cultivares de goiabeira.

O grupo de pesquisadores da Embrapa Semiárido, formado também por José Mauro da Cunha e Castro e José Egídio Flori, decidiu, então, investir em um estudo pioneiro para a obtenção de híbridos que reunissem a resistência ao nematoide, característica do araçazeiro (Psidium guineense), e a compatibilidade com as variedades comerciais conferida pela goiabeira (P. guajava).

O híbrido resultante desse cruzamento possui 50% do genoma de goiabeira, minimizando a incompatibilidade com as cultivares copa, entre as quais o baixo porte do araçazeiro. “A BRS Guaraçá apresenta planta de grande vigor, o que a torna ideal para ser usada como porta-enxerto”, explica Carlos Antônio.

Avaliações

Nos testes realizados no Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), a BRS Guaraçá apresentou completa ausência do nematoide em sua fase infectiva, após cinco anos do transplantio, e mesmo na presença endêmica do patógeno no solo.

Já em áreas de produtores, os estudos identificaram, nas plantas pé franco, um número 500 vezes maior do nematoide, em comparação com o híbrido.

Nas avaliações do enxerto da BRS Guaraçá com as principais variedades comerciais de goiabeira – “Paluma” e “Pedro Sato” –, não foram observadas exsudações, rachaduras no caule das plantas enxertadas ou diferenças de diâmetro no local da enxertia, indicando a sua compatibilidade.

As cultivares enxertadas apresentaram produção em torno de 40 toneladas de frutas por hectare, em colheitas realizadas 30 meses após o transplantio, e altura das plantas superior a dois metros.

Como obter

A Embrapa está atualmente em fase de licenciamento e disponibilização do material para os viveiristas contratados, por meio de edital, para comercialização da cultivar BRS Guaraçá.

A lista e os contatos dos licenciados, bem como outras informações sobre o porta-enxerto, estão disponíveis em https://www.embrapa.br/semiarido/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4721/brs-guaraca—porta-enxerto-de-goiabeira-resistente-ao-nematoide-meloidogyne-enterolobii.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo de beterraba orgânica

A beterraba (Beta vulgaris L.) é uma hortaliça anual herbácea, pertencente à família Chenopodiaceae, de origem provável do Mediterrâneo.

Produção de hortaliças folhosas no Brasil

O consumo tem aumentado pela busca das pessoas por conhecimento e qualidade de vida, proporcionado pela quantidade de nutrientes fornecidos pelas hortaliças folhosas

Manejo biológico no incremento da produtividade da soja

Flávio Henrique Vasconcelos Medeiros Professor adjunto IV da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia flaviomedeiros@dfp.ufla.br   O principal alvo biológico dos produtos à base de Trichodermaspp hoje...

Acadian Bioswitch e seu desempenho na soja

Marcos de Oliveira Bettini PhD em irrigação, fisiologia do estresse pela UNESP Lilian A. Saldanha Lima PhD Market DevelopmentScientist Lucas de Souza Vasques Engenheiro agrônomo e técnico comercial...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!