20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosManejo e monitoramento para controle da lagarta

Manejo e monitoramento para controle da lagarta

Crédito: Biotrigo

A estiagem prolongada e a demora da chegada do frio neste inverno aumentaram a pressão de lagartas nas lavouras de trigo nas regiões das Missões e do Noroeste do Rio Grande do Sul. Algumas áreas foram seriamente comprometidas e o produtor precisou fazer o replantio das lavouras. Para combatê-las, a recomendação é aplicar inseticidas.

Segundo o gerente de experimentação da Biotrigo Genética, Giovani Facco, foram identificadas nas lavouras das regiões atingidas até o momento principalmente duas espécies: Spodoptera frugiperda e Pseudaletia sequax. A infestação delas causa sérios danos à produtividade do trigo, comprometendo o estabelecimento adequado da cultura. “Na fase de implantação e estabelecimento da cultura os danos são severos, porque as lagartas raspam as folhas, causando a perda da área fotossintética e também cortando-a rente ao solo e causando a sua morte, como o que ocorreu em áreas da região de Santa Rosa e São Luiz Gonzaga”, relata. Nestas lavouras, o trigo precisou ser semeado novamente.

A recomendação do doutor em agronomia é o monitoramento diário da lavoura e entrar com medidas de controle para baixar a população da lagarta. “O controle é tarefa complexa, devido ao hábito noturno, principalmente da Spodoptera. É preciso localizar, identificar a espécie, monitorar e fazer o manejo com inseticidas. Nesta fase, se as aplicações forem feitas a tempo, a infestação pode ser controlada. Os químicos mais efetivos para controle curativo são as Espinosinas e o Benzoato de Emamectina”, aponta Giovani Facco.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubo biológico: equilíbrio de microrganismos no solo

Os adubos biológicos são compostos que podem ser constituídos de resíduos da agroindústria, agropecuária e da agricultura.

Batata-doce: Cultivar adequada faz toda a diferença

AutoresJosé Carlos Ferreira jose.c.ferreira@embrapa.br Geraldo Milanez de Resende geraldo.milanez@embrapa.br Pesquisadores da Embrapa Semiárido A produção mundial de batata-doce (Ipomoea batatas L.) em 2017, segundo...

Principais doenças do algodoeiro

As condições climáticas do Cerrado brasileiro são, de modo geral, favoráveis ao desenvolvimento de várias doenças que afetam a cultura do algodoeiro. Além disso, algumas práticas de cultivo podem favorecer, enquanto outras podem reduzir a ocorrência ou o dano de determinadas doenças.

No Congresso Brasileiro de Sementes 2015 a Embrapa apresenta sua contribuição para este mercado

Quem comparecer ao XIX Congresso Brasileiro de Sementes que começa nesta segunda-feira, dia 14 e vai até o dia 17 de setembro, em Foz...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!