22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCâmeras termográficas e drones, previnem incêndio florestais?

Câmeras termográficas e drones, previnem incêndio florestais?

Imagens termográficas podem ajudar a evitar e extinguir focos de incêndio em florestas e áreas de preservação – FLIR Systems

Os grandes incêndios que atingiram a Amazônia em agosto devastaram mais de 900.000 hectares no Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Paraguai, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), resultando em uma inestimável perda ecológica para todo o mundo. Para lutar contra este tipo de tragédia, além da conscientização, monitoramento terrestre e aplicação de leis ambientais, a tecnologia aparece como uma grande aliada, através de câmeras termográficas e drones.

Tais equipamentos fazem a diferença na prevenção e combate a incêndios florestais. A Serra do Japi, em Jundiaí, a 60 quilômetros de São Paulo, é um exemplo. A área de proteção ambiental de 354 quilômetros quadrados é guardeada por câmeras termográficas capazes de identificar rapidamente mesmo o menor risco de incêndio, prontamente reportado para a Divisão Florestal da Guarda Civil.

A chegada mais rápida de uma equipe de bombeiros significa que um foco detectado por imagens termográficas, que detectam pontos de calor invisíveis ao olho humano, pode ser extinguido muito antes de causar danos extensos.  Por meio deste “sexto sentido”, as ações de combate ao fogo são mais rápidas e eficientes. O monitoramento é feito por um sistema de câmeras de movimentação com capacidade de detecção de muitos quilômetros, como a FLIR A310pt.

Também são utilizados drones com câmeras infravermelhas, usados para encontrar o foco do incêndio mesmo através da fumaça e guiar com segurança equipe de terra, e câmeras para helicópteros ou aviões, para orientar equipes de combate ao fogo através da fumaça. Câmeras portáteis de mão para equipe terrestre, como as da série K da FLIR, também são usadas.

“Câmeras infravermelhas são imensamente usadas para detecção de incêndios em todo o mundo. É o futuro e o presente na preservação de grandes reservas florestais, já que nos dão a capacidade de enxergar pontos de calor que são invisíveis aos olhos humanos, e guiar equipes aéreas e terrestres em áreas tomadas por fumaça”, afirma Macson Guedes, diretor geral para a América Latina da FLIR Systems, empresa líder global em câmeras termográficas, utilizadas na Serra do Japi.

A tecnologia também é aplicada em uma floresta de eucaliptos com cem mil campos de futebol de área plantada, divididas em 30 cidades do interior de São Paulo. Nela, câmeras termográficas vigiam um raio de 15 quilômetros do topo de torres de monitoramento. “Um investimento neste tipo de tecnologia representa a diminuição de um risco de incêndios florestais, que podem causar um dano incalculável ao meio ambiente e, também, prejuízo financeiro com a perda de colheitas, reservas e áreas plantáveis”, pontua.

Sobre a FLIR

Fundada em 1978, a FLIR Systems é uma empresa de tecnologia industrial líder mundial em soluções de sensoriamento inteligente para aplicações de defesa, industriais e comerciais. A visão da FLIR Systems é ser “o sexto sentido do mundo”, criando tecnologias para ajudar os profissionais a tomar decisões mais informadas que salvem vidas e meios de subsistência. Para mais informações, por favor visite www.flir.com.br e siga @flir.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação e nutrirrigação garantem maior produtividade e maior calibre dos frutos na cultura da maçã

Por Cristiano Jannuzzi, Gerente Agronômico da Netafim Estudos realizados pela Embrapa Uva e Vinho de Vacaria/RS levam boas notícias para os produtores de maçã.  Os...

Bahia Farm Show: Conheça a variedade de algodão da BASF que proporciona alta produtividade e qualidade de fibra

A variedade de algodão FM 985 GLTP é a mais nova opção para aumentar a produtividade e a rentabilidade do cultivo. A tecnologia da marca FiberMax®é inédita no mercado brasileiro. A BASF apresenta pela primeira vez a variedade para os cotonicultores baianos durante a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

Boa análise é imprescindível para correção do solo

Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Ana Emília Barbosa Tavares anaemiliatavares@yahoo.com.br Fabrício Custódio de Moura Gonçalves fabricio-moura-07@hotmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia, FCA/UNESP, Campus de Botucatu (SP)   A...

Clima favorece produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais

  Boas condições climáticas durante as fases principais favoreceram cultivo no estado   Os agricultores mineiros têm um bom motivo para comemorar. Mesmo com um percentual menor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!