25.3 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosDesenvolvimento genético em prol da recuperação de áreas

Desenvolvimento genético em prol da recuperação de áreas

Crédito: Divulgação

A América do Norte é conhecida pela sua forte tradição na cultura e desenvolvimento de coníferas. Esta parte do mundo mantém a alta qualidade em melhoramento e conservação genética das espécies graças às associações setoriais, que por décadas vêm realizando estudos e compartilhando o conhecimento em encontros técnicos com profissionais do mundo todo.

Em junho deste ano dois importantes eventos, relacionados ao melhoramento genético florestal e ao manejo de pomares de diferentes espécies, principalmente de coníferas, aconteceram na Califórnia: o Seed Orchard Managers Annual Meeting (Reunião Anual de Manejadores de Sementes), organizado pela WFCA (Western Forestry and Conservation Association, ou Associação Florestal e de Conservação do Oeste); e o Forest Genetics and Climate Change: Hope for the Future (Genética Florestal e Mudança Climática: Esperança para o Futuro), organizado pela Western Forest Genetics Association (Associação de Genética Florestal da Região Oeste).

“Muitas aplicações poderão ser aproveitadas para pomares e testes com nossas espécies aqui no Brasil, resultando em redução de custos, melhorias no manejo de pomares e testes clonais”, conta o engenheiro florestal, Júlio Cesar Soznoski, único brasileiro a participar dos dois encontros. Soznoski é diretor da Kolecti Recursos Florestais, empresa que atua no segmento de melhoramento genético de diversas espécies de árvores, principalmente pinus e eucalipto.

“Foram apresentados assuntos de genômica aplicada, adaptação de espécies às mudanças climáticas, ecologia e conservação genética”, conta Soznoski. Em campo foram mostrados trabalhos com espécies resistentes a ferrugem e o ciclo completo, desde a pesquisa do IFG, testes no viveiro, até o pomar de sementes e plantio.

“Visitamos áreas atingidas pelo “King Fire”, incêndio que devastou aproximadamente 390 quilômetros quadrados no condado de El Dorado, na Califórnia em 2014, e vimos como estas áreas estão sendo recuperadas com reflorestamentos.

Reunião de manejadores de sementes

A WFCA oferece educação continuada profissional de alta qualidade para gerentes de recursos naturais, no oeste dos Estados Unidos. São eventos que vão desde workshops e visitas à campo, até conferências sobre ciência e prática de manejo florestal.

A associação frequentemente coorganiza eventos com grupos estrangeiros interessados em manejo florestal. O principal objetivo é promover a cooperação e o entendimento das questões de gestão entre os governos federal, provincial e estadual com universidades, indústrias relacionadas a florestas e outros, com envolvimento profissional e técnico com recursos florestais.

Durante o Seed Orchard Managers Annual Meeting, em Monte Shasta, na Califórnia, foram apresentados trabalhos sobre manejo de pomares, com gestão através de aplicativos; automatização de operações, como colheita de pólen, polinização suplementar, prevenção de doenças, mecanizações e irrigações.

O representante brasileiro no encontro também apresentou alguns trabalhos que estão sendo realizados com sucesso na silvicultura brasileira. “Discutimos sobre como estão distribuídos os pomares em diversas partes do mundo e sobre o grau de melhoramento de cada país. Mostramos a gama de serviços para melhoramento florestal que oferecemos no Brasil e alguns resultados que já alcançamos”, pontua Soznoski.

Outra participação brasileira no encontro foi do geneticista Arnaldo Ferreira, que atualmente vive nos Estados Unidos e atua no Serviço Florestal Americano. Ele falou sobre o melhoramento da espécie Sugar pine e os resultados obtidos nos testes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Multissítio da Nufarm mostra controle eficaz da doença em mais de 40 ensaios realizados nas safras 2015-16 e 2016-17

Adoção média de fungicidas protetores saltou de 6% para 38% da área de soja nas últimas safras; produtos são indispensáveis ao 'manejo de resistência'...

Ferramenta digital facilita a comercialização de produtos agrícolas

A startup AgroSpot desenvolveu uma ferramenta de comercialização digital de produtos agrícolas, que visa facilitar o encontro entre compradores e fornecedores. “Trata-se de um...

Apex lança produtos direcionados para hortifrúti

  Esse é o quinto ano que a Apex participa da Hortitec. “Nos três primeiros anos participamos junto ao nosso distribuidor, a Agrototal, de Holambra,...

Poda programada do cafeeiro – Que vantagens há?

Adelber Vilhena Braga Administrador de empresas, cafeicultor e pós-graduando em Cafeicultura pelo IFsul de Minas, campus Muzambinho adelbervbraga@hotmail.com   A poda programada é um sistema desenvolvido para o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!