24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasConcurso da Embrapa: práticas de controle e prevenção da erosão

Concurso da Embrapa: práticas de controle e prevenção da erosão

Crédito: Shutterstock

No Dia Mundial do Solo, 05 de dezembro, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) chama a atenção para um dos maiores problemas que afetam a nossa terra: a erosão. O centro de pesquisa carioca lançou concurso de vídeos sobre o tema abordando práticas de controle ou prevenção da erosão nos biomas Mata Atlântica, Cerrados, Amazônia, Caatinga, Pampas e Pantanal.

O desafio de inovação foi lançado durante evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que contou com a presença da chefe geral da Embrapa Solos, Petula Ponciano. “Fomos inspirados por concurso similar, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, internacionalmente, cujo vencedor foi um vídeo produzido na Bolívia. A versão brasileira da competição conta com apoio da FAO”, revelou Petula.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de março de 2020. A duração sugerida para os vídeos concorrentes é entre um e dois minutos. Serão escolhidas como vencedoras três obras. Para saber mais acesse o edital do concurso aqui.

O tamanho do buraco

No mundo, o solo equivalente a um campo de futebol desaparece a cada cinco segundos vitima da erosão, além disso a agricultura intensiva, o desmatamento, as atividades de mineração e o aumento da área urbana também aceleram a erosão, podendo reduzir o rendimento das colheitas em até 50%. “Estimamos que as perdas causadas por problemas no solo no Brasil, em especial a erosão, somam cerca de US$ 15 bilhões. Além disso, temos que estimar o quanto deixamos de ganhar com esses percalços”, afirmou Fernando Silveira Camargo, secretário de inovação, desenvolvimento rural e irrigação do MAPA.

Mas vale lembrar que a degradação das terras pode ser evitada pelo uso de boas práticas agrícolas utilizando-as de forma a manter ou melhorar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, manejando suas limitações e potencialidades para a produção agrícola, possibilitando maior agregação, armazenamento de água e disponibilidade de nutrientes essenciais para o crescimento vegetal.

Este é o objetivo do desafio de inovação proposto pela Embrapa: mostrar que essas boas práticas existem e podem fazer a diferença. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia de Campo destaca evolução do beneficiamento de café

Durante o evento foi exposto o projeto de secagem estática de café com capacidade de processar 10.000 sacas sem o uso de terreiro Vocês conseguem...

Feira Internacional da Irrigação Brasil 2023

24 a 26 de outubro, em Campinas (SP).

Uso intensivo de máquinas traz riscos durante a colheita

O período de janeiro a abril de cada ano geralmente é marcado pela colheita da soja ...

Algodão – Números em alta para 2017/18

Se as estimativas da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), apresentadas no final de setembro na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!