28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasConcurso da Embrapa: práticas de controle e prevenção da erosão

Concurso da Embrapa: práticas de controle e prevenção da erosão

Crédito: Shutterstock

No Dia Mundial do Solo, 05 de dezembro, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) chama a atenção para um dos maiores problemas que afetam a nossa terra: a erosão. O centro de pesquisa carioca lançou concurso de vídeos sobre o tema abordando práticas de controle ou prevenção da erosão nos biomas Mata Atlântica, Cerrados, Amazônia, Caatinga, Pampas e Pantanal.

O desafio de inovação foi lançado durante evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que contou com a presença da chefe geral da Embrapa Solos, Petula Ponciano. “Fomos inspirados por concurso similar, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, internacionalmente, cujo vencedor foi um vídeo produzido na Bolívia. A versão brasileira da competição conta com apoio da FAO”, revelou Petula.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de março de 2020. A duração sugerida para os vídeos concorrentes é entre um e dois minutos. Serão escolhidas como vencedoras três obras. Para saber mais acesse o edital do concurso aqui.

O tamanho do buraco

No mundo, o solo equivalente a um campo de futebol desaparece a cada cinco segundos vitima da erosão, além disso a agricultura intensiva, o desmatamento, as atividades de mineração e o aumento da área urbana também aceleram a erosão, podendo reduzir o rendimento das colheitas em até 50%. “Estimamos que as perdas causadas por problemas no solo no Brasil, em especial a erosão, somam cerca de US$ 15 bilhões. Além disso, temos que estimar o quanto deixamos de ganhar com esses percalços”, afirmou Fernando Silveira Camargo, secretário de inovação, desenvolvimento rural e irrigação do MAPA.

Mas vale lembrar que a degradação das terras pode ser evitada pelo uso de boas práticas agrícolas utilizando-as de forma a manter ou melhorar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, manejando suas limitações e potencialidades para a produção agrícola, possibilitando maior agregação, armazenamento de água e disponibilidade de nutrientes essenciais para o crescimento vegetal.

Este é o objetivo do desafio de inovação proposto pela Embrapa: mostrar que essas boas práticas existem e podem fazer a diferença. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Invasão de plantas daninhas e seu controle

As plantas indesejáveis apresentam grande rusticidade, e por isso capacidade de crescer em ambientes adversos. São mais resistentes a pragas e doenças e ainda produzem grande quantidade de sementes viáveis, repletas de adaptações que auxiliam sua dispersão no tempo e no espaço.

Aminoácidos – A defesa natural do cafezal

Os aminoácidos são moléculas de características estruturais em comum, formados por um carbono central, quase sempre assimétrico, ligado a um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amino (NH2) e um átomo de hidrogênio. Além destas três estruturas, os aminoácidos apresentam um radical chamado genericamente de “R”, que diferencia os mesmos.

Aminoácidos no tratamento de sementes de milho e soja

AutorMarco Túlio Gonçalves de Paula Engenheiro agrônomo e mestrando em Qualidade Ambiental – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mtulio.agro@gmail.com As raízes, comumente vistas como...

Atenção produtor: Chegou a hora de começar a planejar a próxima safra

Com a proximidade do El Niño, o produtor rural precisa investir na proteção das sementes para produtividade total da lavoura É chegada a hora de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!