27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPulverizações: açúcar cristal ou melaço?

Pulverizações: açúcar cristal ou melaço?

Crédito Shutterstock

Hélio Casale
Engenheiro agrônomo
hecasale@terra.com.br

No cultivo tradicional, como no chamado “orgânico”, é praticamente indispensável proteger as plantas de pragas e mesmo doenças ocasionais e indesejáveis. Caldas com inseticidas, fungicidas, bactericidas e produtos biológicos são empregados com sucesso. Sem eles não haveria tanta comida boa, bonita e barata na mesa.

Para a proteção das plantas, é regra comum a recomendação para se adicionar açúcar ou melaço de cana líquido (MCL) à calda, o que traz grandes e incontestáveis benefícios. Na escolha de açúcar ou melaço é importante atentar para as características particulares de cada um desses produtos.

Entenda melhor

Açúcar cristal é o caldo da cana ultra processado e apresenta-se na forma de cristais grandes e transparentes. A composição química é basicamente carbono, hidrogênio e oxigênio – C12 H22 O11, nutrientes classificados como fundamentais.

Melaço de cana líquido é um subproduto do processo de fabricação do açúcar. Na realidade, nada mais é que caldo de cana concentrado pela evaporação da água até que atinja o teor de sólidos solúveis (Brix) desejado.

A composição química média do melaço de cana líquido (MCL) é a seguinte.

Açúcares Redutores Totais (ATR) 59,68%
Brix 20° C 82%
Carbono Total 30%
pH 5,7
Fósforo Total – P2O5 1,26  mg/litro
Potássio (K) 25.570 mg/kg
Magnésio (Mg) 4.150 mg/kg
Sulfito (S) < 10 mg/kg
Sódio (Na) 119 mg/kg
Cobalto (Co) 1,5  mg/kg
Cobre (Cu) 3,6  mg/kg
Ferro (Fe) 62 mg/kg
Manganês (Mn) 28 mg/kg
Selênio (Se) <0,005 mg/kg
Zinco ( Zn) 6,2 mg/kg

Olhando apenas a composição de cada um dos produtos, fica fácil a escolha.

Vantagens

O Melaço de Cana Líquido (MCL) ajuda na produção de aminoácidos, em especial o ácido glutâmico; ativa o desenvolvimento de bactérias saudáveis que têm no açúcar do melaço seu alimento principal; as bactérias ajudam na disponibilização e absorção de nutrientes; sendo um adoçante natural, pode melhorar o sabor de frutas, verduras e legumes.

Por outro lado, contribui para reduzir temporariamente o metabolismo das plantas quando melhora a recuperação daquelas que receberam chuva de pedras e/ou estão plantadas em áreas com risco de geada. MCL associado a uma mistura de aminoácidos leva a uma recuperação muito rápida de plantas lesadas.

Nas minhas andanças, visitando uma lavoura de mamão, fiquei surpreso com o controle dos ácaros do ponteiro e indaguei o proprietário como estava conseguindo tal eficácia. A resposta foi indireta – você já viu aranha andar em goma arábica? A calda do MCL é realmente grudenta, e com essa característica é que pode ser empregada no controle de ácaros e pequenos insetos voadores e sugadores.

Nessas alturas, você deve estar perguntando – qual a dose a empregar? Bastam 2,0 kg para cada 100 litros de água de boa qualidade (2%). Por ter pH abaixo de 6, pode-se adicionar outros produtos à calda, sem perigo de incompatibilidade. Fica assim uma receitinha das boas, barata e muito eficaz.

ARTIGOS RELACIONADOS

Beterraba baby leaf atende nicho de mercado

Talita de Santana Matos Elisamara Caldeira do Nascimento Doutoras em Agronomia " UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor de Fruticultura da UFMT glauciogenuncio@gmail.com A comercialização de baby leafno...

Estratégias contra fundo preto em tomate

É muito comum encontrarmos em plantas de tomate, aparentemente saudáveis, os sintomas de fundo preto nos frutos. Por isso, conhecer suas características e causas é necessário para a aplicação correta das técnicas preventivas.

Uso de substâncias orgânicas na produção de uvas de mesa

Fonte Embrapa Semiárido   As videiras desenvolvidas em regiões tropicais caracterizam-se por apresentar um crescimento contínuo, no qual não ocorre amarelecimento ou queda natural das folhas. Há...

Seringueira – Da madeira à borracha

Diogo Esperante Analista de mercado do Grupo Hevea Forte e coordenador da Comissão de Políticas Públicas da Câmara Setorial da Borracha Gilson Pinheiro de Azevedo Sócio proprietário...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!