20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBactérias reduzem custos do feijão em 12%

Bactérias reduzem custos do feijão em 12%

O uso de bactérias para a inoculação do feijoeiro reduz em 75% a utilização de fertilizantes nitrogenados nas lavouras e diminui os custos de produção em 12%, segundo uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). De acordo com o pesquisador Bruno Ewerton da Silveira Cardillo, além de aumentar os custos, os nitrogenados causam a contaminação dos rios, lagos e lençóis freáticos.

“Quando adubamos, gastamos muito, 80 kg de nitrogênio por hectare. Ao invés de utilizar essa quantidade, usei as bactérias e economizei 60 kg, utilizados em cobertura da planta. Na base de plantio e em todos os tratamentos eu usei 20 kg, ou seja, economizei 60 kg de nitrogênio por hectare”, explica.

Comparação

Nesse cenário, o trabalho comparou a adubação da planta de feijão, utilizando fertilizantes nitrogenados, com a inoculação utilizando as bactérias Azospirillum brasilense, que promove o crescimento da planta, e Rhizobium tropici, associada à fixação biológica do nitrogênio. “Como resultado, eu tive que a aplicação na semente ou no suco de semeadura e a inoculação com Azospirillum produziu a mesma quantidade de quando eu adubei”, completa.

A tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia com orientação da professora Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre, do Departamento de Produção Vegetal (LPV). “Em números, a produção adubada pode até produzir mais, mas nas questões ecológicas e monetárias, se corre menos risco, desde que bem feita a inoculação”, finaliza o pesquisador responsável pelo estudo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Reduzir riscos no agronegócio

Apesar do agronegócio ser o combustível da economia brasileira, não dá para negar ...

Ácidos húmicos: Mais umidade para o solo e benefícios para a cana

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma, mestra em Ciências Agrárias e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)...

Ácidos húmicos ativam desenvolvimento das plantas

  Carlos Eduardo Faroni Engenheiro agrônomo, doutor em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ/USP) O uso agrícola de produtos à base de substâncias húmicas como fertilizantes orgânicos,...

Estimativa da safra 2023/24 de soja do Brasil é reduzida para 147,571 mi de t

No total das duas safras de milho, País tem produção potencial de 114,3 mi de t, aponta consultoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!