Passar a noite processando dados é coisa do passado. Novo sistema para manejo da lavoura é voltado para usuários avançados que buscam agilidade e consistência no manejo de fertilidade e produtividade
Desde a introdução de novas tecnologias agrícolas no Brasil, há aproximadamente duas décadas, a produção de mapas de fertilidade continua sendo a técnica mais usada pelos produtores para aumentar a produtividade da lavoura, seja para aplicação em taxa fixa ou variada.
E diante do aumento da quantidade de informações possÃveis de se coletar sobre o solo e a planta e a necessidade de se usar diversos sistemas para consolidar e analisar os dados, muitos agricultores e empresas ainda acreditam que as novas tecnologias foram feitas apenas para os grandes produtores.
Mas uma nova onda de tecnologias começa a mudar o cenário agrícola por meio da oferta de equipamentos e sistemas feitos especialmente para a realidade do solo brasileiro. Exemplo disso é a experiência relatada pelo diretor da KLF Agro Solução, Rafael da Costa Oliveira, de Rio Claro: “é impressionante a quantidade de informações disponíveis hoje sobre uma lavoura. O uso de sistemas inteligentes, como o InCeres, trouxe muita agilidade para o nosso dia-a-dia. Economizamos de quatro a cinco horas de processamento por projeto, além de ganhar consistência nos relatórios de recomendação“.
Conheça melhor
A InCeresAgSystem é uma empresa de desenvolvimento de softwares inteligentes para manejo da agricultura, com softwares para produtores e empresas que trabalham tanto com a agricultura tradicional quanto com a agricultura de precisão. Ela acaba de lançar um novo sistema, o InCeres Pro, para gerenciamento da lavoura, que reduz o tempo de profissionais e empresas no processamento de dados, centraliza informações históricas e facilita a tomada de decisão no dia-a-dia.
Esse novo sistema reúne um extenso número de funcionalidades para manejo tradicional da lavoura e agricultura de precisão e tem na sua base conceitos complexos de dependência espacial e geoestatÃstica para a produção de mapas de fertilidade e produtividade em tempo real.
O novo software foi criado para atender às exigências de consultorias, cooperativas e grandes empresas agrícolas que necessitam de um sistema para manejo da lavoura que permita gerenciar parte de uma área de cultivo na agricultura tradicional e parte na agricultura de precisão, com visualização total ou parcial das áreas ou fazendas.
Segundo o diretor da InCeresAgSystem, Leonardo Menegatti, o desenvolvimento dessa plataforma agrícola buscou solucionar as principais dificuldades que o mercado vinha sentindo desde a introdução das novas tecnologias de manejo no Brasil, facilitando o acesso e reduzindo a complexidade. “Desenvolvemos uma plataforma agrícola fácil de usar que está preparada para não apenas acumular todo tipo de dados de uma lavoura, mas também para garantir a robustez dos processos, da coleta de dados ao processamento e geração de recomendações. Queremos que as empresas ganhem eficiência e qualidade no manejo da lavoura, o que no final se traduz em maior rentabilidade, naturalmente“.
Benefícios
Entre as principais funcionalidades do novo sistema estão:
-Processamento e interpolação de dados em tempo real;
-Sistema totalmente em português e fácil de usar;
-Manejo do solo em zonas;
-Amostragem do solo em grade;
-Recomendações de solo de grandes especialistas do mercado;
-Interface com laboratórios de solos para importação automática de resultados;
-Identificação das amostras com códigos de barras;
-Carregamento de mapas nos formatos KML e SHP;
-Amostragem direcionada por imagens de satélite;
-Customização dos relatórios;
-Compartilhamento de acesso com clientes finais;
-Proteção das recomendações criadas pela empresa.
Â
Resultados
Em Limeira, no interior de São Paulo, a Qualiciclo, grupo de empresas do agronegócio que atende diversos produtores na região, já vem colhendo os frutos do uso do InCeres. “Vamos ao nosso cliente, carregamos todos os dados na internet e interagimos de uma forma que nunca conseguimos antes. Como a resposta do sistema é muito rápida, podemos simular diversos cenários e decidir juntos qual estratégia trará maior retorno ao produtor em termos de produtividade e custo“, comentou Cesar Rizzollo, gestor de Máquinas e Agricultura de Precisão da Qualiciclo.
Segundo Rizzollo, que está usando o Inceres para processar os dados dos seus clientes de agricultura de precisão, o sistema permite uma grande interação com o produtor rural, uma vez que é simples e rápido de usar. “Nossos clientes ficam encantados quando veem que agora podemos fazer todo o processo, ao vivo e a cores, em questão de segundos“, conclui.
Â