20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSemente de soja esverdeada

Semente de soja esverdeada

José de Barros França-Neto

Fernando Augusto Henning

Francisco Carlos Krzyzanowski

Pesquisadores da Embrapa Soja

Semente de soja esverdeada – Créditos José B. França-Neto

Produzir semente de soja de elevada qualidade é um desafio para o setor sementeiro, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Nessas regiões, a produção desse insumo só é possível mediante a adoção de técnicas especiais.

A não utilização dessas técnicas poderá resultar na produção de semente com qualidade inferior que, caso semeada, resultará em severos problemas com a implementação da lavoura e em possíveis reduções de produtividade. Produzir semente de soja de elevada qualidade tem sido restringido pelas condições climáticas desfavoráveis nessas regiões.

Na safra 2019/20, em diversas regiões brasileiras, principalmente no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e do Paraná, Sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, tem sido relatada a ocorrência de elevados índices de sementes de soja esverdeadas, em alguns casos superiores a 50%.

Esse fato deveu-se à ocorrência de seca associada a elevadas temperaturas nas fases de enchimento de grãos e em pré-colheita, que resultaram na morte prematura das plantas e na maturação forçada das sementes. Com isso, as duas principais enzimas associadas à degradação da clorofila, magnésio quelatase e clorofilase foram desativadas, culminando na produção de altos níveis de sementes esverdeadas.

Mais causas

Além de seca, outros fatores contribuem para a produção de sementes esverdeadas em soja. Diversas doenças, quando mal manejadas, podem resultar nesse problema. Como por exemplo, pode-se mencionar a fusariose (causada pelo fungo Fusarium solani f. sp. glycines/Fusarium tucumaniae), a podridão radicular causada por macrofomina (Macrophomina phaseolina), doenças do colmo, como o cancro da haste (Phomopsis phaseoli f. sp. meridionalis.) e doenças foliares, como a ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachurhizi).

O intenso ataque de insetos, principalmente de percevejos sugadores, pode resultar no aparecimento desse problema.

O manejo inadequado de lavouras de soja também pode resultar na produção de semente esverdeada. A distribuição inadequada de calcário ou de fertilizantes pode ocasionar problemas de maturação desuniforme, o que, por sua vez, resultará na colheita de semente imatura e esverdeada, mesclada com semente amarela e madura.

Outra prática de manejo que pode resultar nesse problema é a dessecação em pré-colheita. Semente esverdeada poderá ocorrer, caso o dessecante seja aplicado antes do estádio ideal (ponto de maturidade fisiológica – R7), ou quando a sua aplicação é realizada para corrigir situações em que exista desuniformidade de maturação de plantas.

Genética

Além desses fatores, deve-se levar em consideração a suscetibilidade genética dos genótipos de soja utilizados, uma vez que existem cultivares de soja que são mais suscetíveis que outros à expressão do problema.

A expressão do problema de sementes esverdeadas estará condicionada à ocorrência desses tipos de estresses bióticos ou abióticos e será mais intensa, caso associada com elevadas temperaturas.

Sementes com coloração intensa da cor verde ou mesmo esverdeadas geralmente apresentam elevados índices de deterioração, o que pode levar à redução da germinação e do vigor em lotes de sementes de soja: quanto maior o índice de sementes esverdeadas, menores serão a sua germinação e o vigor.

Sementes esverdeadas recém-colhidas podem até germinar, mas têm o seu vigor significativamente reduzido. Após três a quatro meses de armazenagem em condições não climatizadas, a germinação das sementes esverdeadas será próxima de zero.

Pesquisas

Dados de pesquisa da Embrapa Soja em conjunto com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) sugerem que em pré-colheita, níveis de até 9,0% de sementes esverdeadas poderão ser tolerados; logicamente, o ideal seria ter 0,0% do problema.

A remoção de sementes esverdeadas de um lote pode ser realizada por equipamentos selecionadores de cores que, apesar de caros, removem grande parte dessas sementes esverdeadas. Existem no mercado diversas marcas e modelos desses equipamentos, que fazem a separação com base em uma, duas ou três cores e têm a capacidade de produção variando de 60 kg.h-1 a 5,0 t.h-1.

Além disso, por serem menores, a classificação por tamanho das sementes pode resultar em melhoria da qualidade fisiológica do lote de semente, pois a maior concentração de sementes esverdeadas ocorrerá nas menores classes de tamanho, que poderão ser descartadas. As sementes das classes maiores, por terem um menor percentual desse problema, tenderão a apresentar melhor germinação e vigor.

A separadora em espiral também pode auxiliar na remoção de sementes esverdeadas do lote de sementes, uma vez que muitas dessas sementes apresentam-se deformadas ou alongadas. Entretanto, a utilização da mesa de gravidade não é eficaz na remoção de semente esverdeada dos lotes de semente.

Armazenagem

[rml_read_more]

Em situações em que o produtor de sementes se vê forçado a armazenar lotes de sementes com esse tipo de problema (logicamente em baixos níveis), sugere-se armazená-las em condições climatizadas (10 – 15ºC, 60% UR), pois isso preservará a qualidade das mesmas durante o armazenamento.

Prejuízos

Em suma, foi relatado que a ocorrência do esverdeamento da semente de soja prejudica a sua qualidade fisiológica, e que a sua presença interfere negativamente na germinação e no vigor do lote. Diversos estresses bióticos e abióticos que ocorrem durante a fase final de maturação e pré-colheita das sementes são responsáveis pela expressão do problema.

A intensidade de ocorrência de semente verde é afetada tanto pelo genótipo como por condições climáticas desfavoráveis. Plantas de soja submetidas a condições de estresse hídrico e térmico, nas fases finais de maturação e pré-colheita, produzem altos índices de sementes verdes, menores e mais leves.

A morte prematura de plantas causada por doenças como a fusariose e macrofomina, como resultado do mau manejo do solo, também resulta em sementes esverdeadas.

Informações adicionais podem ser obtidas na Circular Técnica 91 “Semente esverdeada de soja: causas e efeitos sobre o desempenho fisiológico”, que pode ser baixada diretamente do site da Embrapa Soja (www.embrapa.br/soja/publicações).

ARTIGOS RELACIONADOS

Clima faz produtores trocarem soja por algodão no Mato Grosso

Consultoras apresentam relato após observarem situação de lavouras nos dois Estados no final de 2023 com os extremos climáticos vividos no período de plantio.

Como escolher a melhor cultivar de trigo?

Júlia Rodrigues Macedo Engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia e doutoranda em Manejo de Grandes Culturas – Universidade Federal de Lavras (UFLA) juliarodriguesmacedo@gmail.com Antônio...

Plant Health Care: solução inovadora contra nematoides da soja

Pioneira no mercado a oferecer produtos com a tecnologia PREtec (Plant Response Elicitor Technology), a Plant Health Care (PHC) está lançando no Brasil a...

Syngenta inaugura Centro de Distribuição de sementes de milho em Formosa

  Novo espaço aumentará o potencial de armazenamento anual do grão de 75 mil para 800 mil sacas; tecnologia de ponta aplicada ampliará a longevidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!