24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiSubstâncias húmicas são aliadas para alcançar altas produtividades

Substâncias húmicas são aliadas para alcançar altas produtividades

Autora

Herika Paula PessoaMestra e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)herika.paula@ufv.br

Substâncias húmicas são compostos orgânicos cujas propriedades podem favorecer as condições para o aumento da produtividade de diversas culturas. Elas proporcionam benefícios para a estrutura física e química do solo e para o metabolismo e crescimento das plantas.

Alguns dos benefícios que podem ser associados à presença de substâncias húmicas nos solos são a melhoria na agregação das partículas, aeração, maior capacidade de retenção de água, estabilidade no pH, aumento da capacidade de troca catiônica e menor perda de nutrientes.

Com relação às interferências no metabolismo das plantas, graças à alta capacidade de troca catiônica, podem complexar e assim disponibilizar cátions às plantas. Existem ainda alguns estudos que demonstram os efeitos positivos das substâncias húmicas na germinação de sementes, no crescimento inicial das raízes, na biomassa da planta e no auxílio na defesa da planta contra estresses.

Foco – solo

Apesar dos inúmeros benefícios potenciais, o principal objetivo prático para a utilização das substâncias húmicas é melhorar as condições do solo para o desenvolvimento, principalmente do sistema radicular das culturas implantadas.

Neste sentido, a aplicação de substâncias húmicas durante o manejo nutricional da lavoura de batata tem sido apontada como uma técnica promissora. As plantas de batateira em geral apresentam sistema radicular relativamente superficial e grande exigência nutricional.

O crescimento radicular é influenciado por fatores extrínsecos, como as condições do solo (estrutura, umidade, pH, textura e nutrientes) e por fatores intrínsecos (características genéticas da planta). Dessa forma, a utilização de ácidos húmicos pode ser aliada do bataticultor por auxiliar tanto na melhoria das condições do solo, como possivelmente auxiliar na promoção de um maior crescimento radicular e absorção de nutrientes.

Orientação é fundamental

[rml_read_more]

Embora seja promissora, a decisão pela utilização de substâncias húmicas no manejo nutricional da batata deve ser tomada com a orientação de um engenheiro agrônomo. As substâncias húmicas não são homogêneas como outros insumos utilizados no manejo das lavouras. Sua composição é variável de acordo com a fonte de extração, estrutura química, o método que foi utilizado para extração, dentre outros.

Uma boa estratégia que pode ser planejada pelo produtor em conjunto com o engenheiro agrônomo é a realização de estudos prévios com relação à fonte de extração (origem dos ácidos húmicos); estrutura química dos ácidos húmicos a serem utilizados e realização de testes preliminares de dose de resposta em plântulas de batata antes do investimento para aplicação a nível de área total.

Esses testes trarão para o produtor uma maior segurança com relação à adoção da técnica, além de auxiliar o engenheiro agrônomo quanto à recomendação para área, qual o melhor produto e dose para a área em questão.

Sem errar

Uma vez decidida a utilização das substâncias húmicas, é importante se atentar a alguns detalhes para evitar erros durante essa etapa do manejo. Deve-se evitar doses indesejáveis do material húmico, pois o efeito biológico deles é a dose dependente; evitar valores de pH fora da faixa ótima para o crescimento e desenvolvimento das culturas antes da aplicação; evitar a utilização de ácidos húmicos de origem desconhecida sem saber a composição química dos mesmos; não utilizar ácidos húmicos insolúveis em água, etc.

Em campo

 Inúmeros ensaios experimentais apontam que a utilização de substâncias húmicas pode proporcionar aumentos de produtividade para as lavouras de batata. O uso da mistura líquida húmica com ácidos húmicos, em solos para o cultivo de batata, em conjunto com adubos minerais, promoveu acréscimos de até 17% em relação ao cultivo sem essas substâncias.

Além disso, o uso destas substâncias promoveu maior absorção de nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio pelas plantas. Contudo, é importante frisar que a produtividade é uma característica influenciada por inúmeros outros fatores. Além disso, as condições do solo e do material que será plantado também influenciam na resposta da lavoura à aplicação dessas substâncias.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo modelo de produção de arroz com técnica de gotejamento se torna alternativa econômica e sustentável

  Por Carlos Sanches, Engenheiro Agrônomo e Gerente Agronômico da Netafim.   O ano de 2015 começou com algumas perspectivas positivas no setor do agronegócio nacional, enquanto que...

Organominerais beneficiam videiras

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A conquista de produtividade da uva em regiões até então sem tradição...

Acadian Plant Helth – Por uma agricultura mais sustentável

Em sua primeira participação na Hortitec o Sr.Davi Chacon, gerente de marketing da Acadian disse: “Estou muito satisfeito porque é muito importante estarmos juntos...

Pesquisadores adaptam tecnologia espanhola para combater mosca-das-frutas nos parreirais

Uma tecnologia limpa empregada na Espanha e em Israel para controle de pragas tem sido utilizada com sucesso contra o ataque da mosca-das-frutas nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!