19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosBioativador à base de algas marinhas pode aumentar a produtividade do arroz

Bioativador à base de algas marinhas pode aumentar a produtividade do arroz

Foto ilustrativa: plantação de arroz

A Koppert está lançando no Brasil uma linha de bioativadores formulados com o extrato da alga marinha Ascophyllum nodosum, mundialmente reconhecida por promover o crescimento das plantas e melhorar sua resistência frente aos estresses e ao ataque de pragas e doenças. Em campos de arroz, por exemplo, a aplicação do produto resultou em um cultivo mais vigoroso, com maior quantidade de panículas produtivas do cereal em 12,6%. As parcelas tratadas produziram 500 quilos a mais por hectare, em comparação com as parcelas de controle.

Em lavouras de batata, em Curitiba (PR), as plantas foram colhidas e avaliadas 65 dias após a semeadura e as aplicações do produto elevaram o número de tubérculos por planta em 15,8% e aumentaram o diâmetro em 36,4%.

Essa variedade de alga é usada na agricultura há séculos e as pesquisas que atestam seus benefícios são amplamente difundidas, além de se tratar de uma matéria-prima limpa e renovável. Entre os muitos benefícios do produto estão: estimula o maior crescimento radicular e vegetativo; proporciona maior vigor e sanidade de raízes, folhas e frutos; potencializa a absorção e aproveitamento dos nutrientes disponíveis para as plantas; aumenta a tolerância da planta por estresses; proporciona maior brotação das gemas; indução e desenvolvimento de flores; melhora da escala de classificação dos frutos e incremento de produtividade.

De acordo com o coordenador de desenvolvimento agronômico da Koppert do Brasil, Marcelino Borges de Brito, por ser um bioativador (estimula a planta a produzir hormônios de acordo com a sua necessidade) o produto pode proporcionar diversas vantagens como maior volume de raiz, maior pegamento floral e maior enchimento de grãos. “Além disso, o Ascophyllum faz com que a planta expresse o seu potencial genético por estimular diversos mecanismos fisiológicos.  O produto vai auxiliar a planta a tolerar ou se recuperar dos estresses causados por falta ou excesso de água, insolação, fitotoxidade, entre outros”, explica.

A linha Natugro, lançada pela Koppert, é 100% natural, sem nenhum fitormônio sintético. Entre os produtos estão o Roadster, para a cultura da cana-de-açúcar; o Stingray, para grãos e o Acadian, para hortifrutícolas.

Os bioativdoress podem ser utilizados nas sementes e mudas, visando o desenvolvimento radicular e na pulverização foliar, para manter a sanidade vegetal, formação de flores e uniformidade dos frutos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Colheita mecanizada de feijão depende de plantio correto

  Marco Antonio Lollato Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) lollatomal@hotmail.com O Brasil planta em torno de 4,1 milhões de hectares...

Sistema rotacionado cultivo de arroz irrigado e soja

A irrigação via pivô central está em alta e vem sendo utilizada em lavouras do Rio Grande do Sul

Aminoácido estimula maior produtividade da abobrinha

Os aminoácidos facilitam a absorção e aproveitamento dos fertilizantes.

Mosca-minadora: Alerta vermelho para os produtores de batata

Autores João Rafael De Conte Carvalho de Alencar Doutor e professor - Departamento de Agronomia do Centro Universitário Integrado e coordenador do Grupo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!