20.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiEnsaios de campo com o NHT® Humic comprovam que substâncias húmicas aumentam...

Ensaios de campo com o NHT® Humic comprovam que substâncias húmicas aumentam a produtividade

 

Emanuel Alexandre Coutinho Pereira

Consultor de Vendas HF da Agrozap, Uberaba/MG

Renato Passos Brandão

Gestor Agronômico do Grupo Bio Soja

Fernando Jardine

Representante Técnico de Vendas do Grupo Bio Soja

Ulisses Garcia

Assistente Técnico do Grupo Bio Soja

Ensaios de campo com o NHT® Humic comprovam que substâncias húmicas aumentam a produtividade - Crédito Ana Maria Diniz
Ensaios de campo com o NHT® Humic comprovam que substâncias húmicas aumentam a produtividade – Crédito Ana Maria Diniz

Na edição de setembro de 2014 da Revista Campo e Negócios HF foi publicado um artigo sobre o manejo das substâncias húmicas na cultura da batata. Neste artigo foram abordados as necessidades nutricionais da batata e os benefícios das substâncias húmicas. Além disso, foi mencionado os produtos da Bio Soja fornecedores de substâncias húmicas à batata: NHT® Humic, Fertium® e Fertium® Phós HF.

Quando da publicação da edição de setembro de 2014, a Bio Soja e a Agrozap estavam conduzindo dois ensaios de campo com o NHT® Humic na cultura da batata.

NHT® Humic

É um fertilizante fluido organomineral com altos teores de substâncias húmicas (ácidos fúlvicos e húmicos). O NHT® Humic é produzido com leonardita de origem norte-americana.

Colocar foto da embalagem de 5 e 20 L. do NHT Humic. O Felipe estará enviando via e-mail.

Manejo da área experimental

Os ensaios de campo com o NHT® Humic na cultura da batata foram instalados em duas propriedades, sendo uma em Tapira e a outra em Almeida Campos, distrito de Uberaba, localizadas em Minas Gerais.

O preparo do solo da área experimental foi realizado de forma convencional, com a seguinte sequência de operações: dessecação das plantas daninhas, duas gradagens pesadas, aração e uma terceira gradagem leve realizada às vésperas do plantio da batata.

Os ensaios de campo na batata constaram de dois tratamentos: controle (padrão da propriedade) e Bio Soja (padrão da propriedade com o NHT® Humic). A variedade utilizada em ambos os ensaios de campo foi a Ágata.

O NHT® Humic foi aplicado no sulco de plantio da batata. A dose do produto na cultura da batata em Tapira foi de 15 L/ha e em Almeida Campos, distrito de Uberaba/MG foi de 10 L/ha. A dose do NHT® Humic foi diluída em 50 L de água suficiente para 1 ha de batata. Posteriormente, os tubérculos-sementes foram distribuídos mecanicamente no sulco de plantio, no espaçamento de 0,30 m.

A calagem foi realizada com antecedência ao plantio da batata, utilizando-se o calcário dolomítico e elevando a saturação de bases a 60%.

A adubação de plantio foi realizada com o 04-14-08 aplicado no sulco de plantio, levando em consideração os teores dos nutrientes do solo. De forma similar à adubação de plantio, a adubação de cobertura realizada no amontoa foi baseada no teor de K do solo.

A irrigação e o manejo fitossanitário na batata foram iguais nos dois tratamentos (controle e Bio Soja) e seguiram as recomendações técnicas para a cultura.

Resultados do NHT® Humic em batata

O NHT® Humic proporcionou aumento no vigor vegetativo da batata. No final do seu ciclo, a cultura da batata com o NHT® Humic estava mais verde e com maior sanidade (Figura 1).

 Efeito do NHT® Humic no desenvolvimento vegetativo da cultura da batata em TapiraMG.
Efeito do NHT® Humic no desenvolvimento vegetativo da cultura da batata em TapiraMG.

 

Em Tapira/MG, o NHT® Humic aplicado no sulco de plantio da batata na dose de 15 L/ha proporcionou aumento de 131 sacas de 50 kg/ha na produção de tubérculos (6,55 t/ha). Este aumento equivale a um incremento de 25% na produtividade da batata. Além do aumento na produtividade da cultura, observou-se maior uniformidade no tamanho dos tubérculos da batata.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de fevereiro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizante de liberação controlada – Excelente fonte de nitrogênio para o mamão

Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura da UFMT/FAAZ/DFF glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia " UFRRJ Tecnologias promissoras na efetividade nutricional vegetal estão...

Porteiras abertas para o Cadastro Rural

A partir de terça-feira, dia 08, os proprietários rurais de Minas Gerais poderão realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) num novo programa de computador...

Silício – Nematoides de solo sob controle

A crescente demanda por alimentos no mundo faz com que as técnicas de cultivo sejam cada vez mais aprimoradas, visto que a exploração de novas áreas em alguns países não é possível, e assim, a busca por aumentos de produtividade é essencial para atender a demanda mundial de alimentos.

Oídio em abóbora exige controle imediato

A abóbora é suscetível a diversos patógenos que podem causar prejuízos ao crescimento e desenvolvimento das plantas e, consequentemente, redução da produtividade das lavouras. Dentre as principais doenças fúngicas que acometem a parte aérea das plantas, destaca-se o oídio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!