20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasMéxico libera importação

México libera importação

Embarque Porto – Crédito Alexandre Velho Divulgação

Anúncio foi comemorado pelo setor arrozeiro gaúcho e Federarroz reforça investimento do produtor na exportação do grão

O anúncio da abertura da isenção de taxa de importação para o arroz em casca brasileiro por parte do México foi comemorado pelo setor. A oficialização ocorreu nesta semana e foi comunicada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a notícia é muito importante para o mercado brasileiro.

Conforme o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, essa isenção para uma cota de 75 mil toneladas vale para que o arroz chegue ao México até o final de 2021, o que garante ao Brasil uma quantidade considerável de exportação para o país. “A exportação é um investimento que o produtor tem que fazer para diminuir a oferta no mercado interno e, consequentemente, valorizar o produto”, reforça.

Ainda no ano passado, as autoridades mexicanas comunicaram ao governo federal brasileiro que havia sido aprovada uma cota tarifária plurianual para a importação de arroz em casca com uma cota de 30 mil toneladas com tarifa zero em 2020. O setor arrozeiro com o apoio do governo federal nas últimas gestões negocia desde 2015 a abertura do mercado mexicano de arroz e em 2019 foi confirmado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o acordo com o país da América do Norte.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

ARTIGOS RELACIONADOS

O que esperar de 2021?

Depois do que o mundo atravessou no ano passado com a Covid-19, que infelizmente segue ...

Exportação de vinhos e alimentos chilenos

Relatório da ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, constatou um ...

Agronegócio representou mais da metade das exportações

Produtos como soja em grão, açúcar, celulose, algodão, carne suína e carne bovina tiveram considerável aumento de volume comercializado.

AgroVivaz se prepara para temporada 2023

A AgroVivaz está entrando no sétimo ano de campanha de vendas de mudas importadas da Espanha. A empresa segue por mais um ano entregando uma muda de alta qualidade, que tem superado as expectativas dos produtores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!