Tarcísio da Silva Vasconcelos – tarcisiovasconcelos589@gmail.com
Wantonny Yves Rodrigues do Nascimento – nwt156@gmail.com
Igor dos Reis Oliveira – reisigor07@gmail.com
Graduandos em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Para as plantas, existem 20 aminoácidos essenciais para seu desenvolvimento e esses aminoácidos são precursores de vários tipos de substâncias que apresentam papéis importantíssimos para o desenvolvimento da planta, como os aminoácidos responsáveis pela síntese da clorofila: alanina, arginina e glicina; arginina e metionina que atuam no desenvolvimento da raiz e também retardam a senescência (envelhecimento das células vegetais).
O triptofano, por exemplo, é um conhecido precursor do ácido indolilacético, auxina promotora de crescimento vegetal, enquanto a metionina é um aminoácido precursor do etileno, responsável pela maturação de frutos e senescência vegetal.
A produção desses aminoácidos possui um elevado gasto de energia, que é crítico em situações de estresse, como: seca, doença, variações bruscas de temperatura, fitotoxidade, entre outros.
A síntese natural de grandes quantidades de aminoácidos livres diminui a formação de proteínas, afetando negativamente o crescimento da planta. Por isso, a aplicação de aminoácidos na planta favorece todos os processos nos quais as proteínas intervêm.
[rml_read_more]
Economizar essa energia para realizar outros processos metabólicos permite um aumento da produção ao agricultor. Essa energia será utilizada em outros processos, como brotação, floração ou frutificação e maturação dos frutos, de forma que aumentará a qualidade e um incremento na produção da safra.
Fitossanidade
Doenças como oídio, varíola, antracnose e pragas em geral no mamoeiro são bastante prejudiciais para o desenvolvimento e produção de frutos, o que faz com que os produtores utilizem inseticidas e fungicidas em aplicações periódicas desde o início do desenvolvimento da cultura. Algumas vezes, a intensa utilização desses agroquímicos causam efeitos fitotóxicos nas plantas.
Condições adversas, como a fitotoxidade provocada pela ação de agroquímicos, alteram todo o metabolismo da planta, causando uma deficiência de aminoácidos no mamoeiro.Com a aplicação de aminoácidos para as plantas durante o período de estresse, o vegetal consegue focar suas energias na recuperação dos efeitos fitotóxicos causados pelos defensivos e não perde “tempo” e energia fabricando esses aminoácidos para a seu metabolismo.
Os aminoácidos também atuam na fitotoxicidade causada pelo excesso de algum nutriente. Outros elementos essenciais, como o S e Cu, também são transportados na forma de aminoácidos dentro da planta, o que aumenta a resposta da planta em eventuais casos de excesso do elemento.
Custos
Esses produtos podem ser utilizados desde o início da cultura, por exemplo, no tratamento de sementes melhorando o enraizamento das mudas, e no florescimento facilitando o pegamento de flores e frutos. Os custos são variáveis de acordo com o produto, e vão de R$ 30,00 a R$ 50,00 por hectare.