22.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiOrganominerais enriquecidos com algas e aminoácidos

Organominerais enriquecidos com algas e aminoácidos

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek

Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador

jorge.junek@gmail.com

 

Crédito Vitória Fertilizantes
Crédito Vitória Fertilizantes

Os fertilizantes são uma forma de enriquecer o solo com nutrientes essenciais para as plantas, e assim fornecer os elementos importantes durante toda a vida da planta. Isto, para que possa expressar o máximo da sua produtividade.

Os organominerais são fertilizantes produzidos pelas técnicas de engenharia modernas. Esta tecnologia é capaz de juntar matéria orgânica e produtos químicos em apenas um grão de fertilizante. Os produtos orgânicos apresentam diversas origens e, portanto, ofertam diferentes elementos, dependendo da fonte que está sendo utilizada.

Assim, é muito importanteentender, reconhecer e saber a origem da matéria orgânicapresente no organomineral. Mas não há dúvida que a adição de matériaorgânica é um ponto positivo para a fertilidade do solo.

Alguns produtos novos vêm surgindo, ou já estavam no mercado, mas não eramutilizados na produção de fertilizantes por estas técnicas. O organomineralveio cobrir esta lacuna e abriu espaço para o desenvolvimento deinúmeros produtos que hoje disputam o mercado e a graça dos produtores.

Entre estes produtos estão os organominerais com algas marinhas e aminoácidos.As algas marinhas já são velhas conhecidas no velho continente, ondepor ação das marés são arrastadas para a orla, recolhidas e utilizadascomo matéria orgânica.

Os organominerais reduzem a densidade aparente do solo - Crédito Shutterstock
Os organominerais reduzem a densidade aparente do solo – Crédito Shutterstock

Origens

As algas têm origens diferentes. Podem ser de corais ou de vegetais aquáticos. São materiais ricos em cálcio, principalmente, um elemento fundamental para a parede celular dos vegetais, sem o qual as plantas têm problemas de elongamento, ou seja, crescimento.

Os compostos de aminoácidos extraídos de proteína colagênica, por exemplo, podem ser utilizados para produção de fertilizantes organominerais ou diretamente no campo. Por se tratar de matéria orgânica, têm caráter anfótero, ou seja, trabalham alcalinizando no ambiente ácido e acidificando no ambiente básico.

Aminoácidos são uma forma de matéria orgânica,portanto, aumentam o carbono orgânico do solo mesmo que em pequenas quantidades, frente ao volume de solo explorado.

Vantagens

Asvantagensda utilização deumorganomineral são ahomogeneidade da aplicação, uma vez que não há segregação por conta da presença de todos os produtos em um únicogrão de fertilizante.

Entre as vantagens, podemos citar a redução da densidade aparente do solo, se não em sua maioria, pelo menos no local aplicado próximo ao grão e produtos químicos de interesse.

Um pH diferenciado no entorno da partícula pode ajudar a absorção das plantas que precisam de uma pressão osmótica menor. A maior afinidade da água como material promove a solubilização dos minerais e a manutenção da presença de água para as plantas.

E, ao que tudo indica, estudos vêm sugerindo que existe um benefício a mais na interação entre estas matérias-primas que ainda precisa ser mais bem explicado.

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Manejo

 

A utilização dos fertilizantes organominerais segue o mesmo manejo de um fertilizantequímico.Astécnicasdeproduçãotêmavançadoecolocado cada vez mais estes produtos com a mesma característica de dureza e tamanho dos fertilizantes químicos.

Isto significa que há um esforço para que tais produtos estejam à disposição do produtor para utilização com a mesma forma e característica que um fertilizante convencional, para que sejam utilizados nas mesmas máquinas e estruturas produtivas. Isso facilita a vida do produtor rural, seja onde queira utilizar estes produtos.

Em alguns casos, existe a necessidade de aplicações mais específicas, como no caso do aminoácido extraído de proteína colagênica, que é aplicado via fluido.No caso das algas, via pó, ou seja, a área de contato maior, promovendo assim maior reatividade.

Se associarmos matéria orgânica, aminoácidos e fertilizantes químicos em um grânulo, teremos um produto de uso similar ao fertilizante químico quanto à aplicação, mas em alguns casos podemos ter prejuízo técnico, por exemplo no caso das algas, que ao granular perdem superfície de contato, e desta forma reduzem a reatividade.

Recomendações

A aplicação deve ocorrer antes do plantio ou no ato dele. Para isso, um agrônomo deve ser consultado com antecedência para que haja planejamento da área, o dimensionamento de quantidades e volumes, bem como de equipamentos e operação.

Entender as necessidades do solo e da cultura a ser explorada é algo fundamental no resultado final da lavoura. Para isso temos a análise de solos e análises específicas de parâmetros de interesse que farão toda a diferença na recomendação dos produtos.

Não é tarefa fácil, e apenas um agrônomo poderá fazer a melhor interpretação das necessidades.

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito aumenta área foliar da batata

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) douglas.marques@unifenas.br   A batata é uma fonte cada vez mais...

Qualidade da pele da batata depende de cuidados no enraizamento

Característica é importante para potencializar produtividade e rentabilidade do cultivo Os aspectos visuais são determinantes no momento da escolha do consumidor pelo alimento que está...

Agricultor brasileiro terá aplicativo sobre uso da terra

Um aplicativo chamado Agrotag permitirá que agricultores de qualquer lugar do Brasil acessem e atualizem pelo celular um banco de dados colaborativo sobre o...

Nutrição na ponta do lápis para a pimenta de cheiro

Talita de Santana Matos Elisamara Caldeira do Nascimento Glaucio da Cruz Genuncio glauciogenuncio@gmail.com Doutores em Agronomia A espécie Capiscumchinense é a mais brasileira das espécies domesticadas e se caracteriza...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!