25.3 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosControle de percevejos

Controle de percevejos

Percevejo- Fotos: Shutterstock

Para ajudar os produtores de soja do Brasil no combate a uma das piores pragas da cultura, os percevejos, a Bayer, líder em inovação e pesquisa para soluções sustentáveis, lança uma novidade para o controle de percevejos no país: o inseticida Curbix 200 SC®️. A solução, que já está disponível para os sojicultores na safra 2021/2022, proporciona alto efeito de choque e período prolongado de controle contra o inseto. Nas áreas demonstrativas durante as safras 19/20 e 20/21 foi verificada uma produtividade de até 1,5 saca de soja a mais, se comparado ao manejo tradicional do produtor. Além do excelente desempenho no combate a percevejos, seu uso é altamente recomendado para programas de manejo de resistência a inseticidas.

Segundo o professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Geraldo Papa, o produto Curbix 200 SC®️ chega em um momento crucial para o controle de percevejos na agricultura brasileira. “É muito importante que o produtor utilize a rotação de produtos com diferentes modos de ação para o manejo de resistência da praga. Este contexto reforça a importância de lançamentos como o Curbix 200 SC®️ no mercado – com um novo ingrediente ativo para o controle de insetos, o etiprole. Sem dúvida, ter mais uma opção para rotacionar com as misturas de neonicotinóides e piretróides e os organofosforados será muito bom para mitigar as perdas pelo percevejo-marrom, o inseto que mais preocupa o sojicultor atualmente”, afirma Papa.

Dessa forma, é possível reduzir a pressão de seleção dos percevejos às classes de inseticidas utilizadas atualmente, proporcionando altos níveis de controle dessas pragas na cultura. Os percevejos são considerados uma das maiores ameaças na soja e, segundo a Embrapa, os insetos são responsáveis por perdas de produtividade que variam entre 20% e 30% no Brasil.

O Curbix 200 SC®️ controla os percevejos de duas formas: através de ingestão e, principalmente, por contato. Segundo o gerente de Marketing para Inseticidas da Bayer, Renato Carvalho, uma das formas de contato acontece quando o produto é aplicado diretamente sobre o inseto, resultando em uma mortalidade rápida do percevejo.

“Mas como nem todos os insetos são atingidos diretamente pelo produto, a contaminação mais comum é a tarsal, ou seja, pelo deslocamento do percevejo sobre a superfície da planta que contém o produto. E, neste caso, dois pontos são muito importantes – devido a suas características físico-químicas, o Curbix 200 SC®️ se mantém nos tecidos vegetais por mais tempo e possui maior resistência à lavagem por chuva. Ou seja, o produto permanece por mais tempo na superfície da planta, aumentando a mortalidade dos percevejos”, diz Carvalho.

Resultados em campo

Com mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento do que qualquer outra empresa do setor, a Bayer realizou testes em campocom o Curbix 200 SC®️ e os resultados obtidos superam os produtos atuais de mercado.

“Nas últimas duas safras, fomos para o campo testar o produto na realidade do agricultor. Um dado extremamente importante que observamos foi o período prolongado de controle. Nas áreas com aplicação de Curbix 200 SC®️, a eficácia ainda era superior aos 70% aos 14 dias após a aplicação, enquanto a maior parte dos produtos do mercado confere um residual entre 5 e 7 dias. Dessa maneira, o maior período de controle, além de garantir maior proteção da lavoura, dá mais flexibilidade para o manejo operacional do agricultor”, afirma o gerente de Lançamentos para Proteção de Cultivos da Bayer, Erick Cancian.

No quesito de produtividade, os resultados também superaram a expectativa, afirma o executivo. “A maior proteção contra os percevejos contribui para uma melhor qualidade de grãos e sementes de soja, que tem impacto direto na rentabilidade do produtor. O Curbix 200 SC®️ apresentou 75% de vitórias comparado aos principais concorrentes do mercado. E quando analisamos o incremento médio de produtividade nessas áreas, estamos falando de aproximadamente 1,5 saca de soja a mais por hectare. É, sem dúvida, um resultado a ser celebrado”, diz.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle de umidade na produção de mel garante a qualidade do produto

Pesquisas arqueológicas indicam que as abelhas já faziam e estocavam o mel há ...

100 sacas de soja na 1ª colheita de Intacta2 Xtend 

Produtividade média obtida pelos produtores ficou acima dos volumes colhidos nas mais de 500 áreas de testes da Bayer.

Ferramenta inédita de biologia molecular

A startup Biome4All desenvolveu uma ferramenta baseada na técnica de qPCR, de biologia molecular,...

Óleo de neem: Controla pragas do cafeeiro e mantém inimigos naturais

O óleo de neem da Nim Brasil não afeta os polinizadores nem os inimigos naturais, por não conter nenhum princípio ativo dos inseticidas convencionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!