18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Ferramenta inédita de biologia molecular

Ferramenta inédita de biologia molecular

Coleta de solo – Foto: Divulgação

A startup Biome4All desenvolveu uma ferramenta baseada na técnica de qPCR, de biologia molecular, que permite a identificação e quantificação de organismos, ou de suas funções, a partir da avaliação de seus genes. A Biodetec, como foi chamada, é utilizada para identificar e mensurar micro-organismos benéficos e os que causam doenças no solo, mapear áreas com prioridade de manejo e otimizar o uso de recursos disponíveis ao produtor.

Segundo o microbiologista e cofundador da Biome4all, Marcus Adonai, a ferramenta é utilizada para mapear determinados organismos em uma área cultivada. “Pode ser feito para quantificarmos determinados micro-organismos patogênicos, a fim de identificarmos os locais nos quais se encontram em maiores quantidades, como também para mapear a presença de ativos biológicos nas lavouras, ou acompanhar a quantidade deles ao longo do tempo, para melhor direcionar a aplicação de insumos biológicos”, explica.

A Biodetec é oferecida em três versões – o cliente pode detectar organismos patogênicos na sua cultura; avaliar a presença de promotores de crescimento; e determinar funções relacionadas à sustentabilidade e a fertilidade do solo. “Quem utilizar a ferramenta terá acesso à quantidade de cada alvo avaliado por grama de solo, assim como a um mapa no qual esses alvos estarão posicionados, em uma escala de cor que representa suas quantidades nas amostras. Dessa forma, o usuário pode tomar decisões agronômicas com base na análise realizada”, orienta Adonai.

Além disso, a análise permite que múltiplos organismos diferentes sejam quantificados de maneira específica, precisa e de uma vez só. “Pode-se, por exemplo, detectar simultaneamente uma espécie de fungo e duas de nematoides. Pelas técnicas tradicionais de mensuração desses organismos no solo, seriam necessários metodologias e profissionais distintos para alcançar os mesmos resultados.”

A utilização da ferramenta é simples, o cliente coleta uma amostra de solo com um kit disponibilizado pela startup e envia para análise laboratorial e em 72 horas recebe os resultados.

Inicio Destaques Ferramenta inédita de biologia molecular