20.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 21, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasRastreamento de ponta a ponta

Rastreamento de ponta a ponta

Rastreabilidade – Fotos: Shutterstock

Uma das maiores queixas de exportadores e importadores é a falta de integração dos operadores, para se obter uma informação completa sobre o transporte internacional de cargas.

A eProfessional Tecnologia da Informação, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas ligados à logística de comércio exterior, firmou parceria com a TradeLens, uma das maiores empresas do mundo do setor de Supply Chain — cadeia de suprimentos e criação de valor —, para oferecer uma solução de integração de terminais, portos e transportadoras que fazem a comunicação em tempo real do caminho que o contêiner segue até seu destino.

Eduardo Valeriano da Silva, analista de sistemas responsável pelo desenvolvimento de projetos para terminais e portos, explica que a adoção da tecnologia blockchain teve por objetivo unificar toda a integração de informações e das empresas na cadeia logística de transporte, envolvendo desde a empresa exportadora até o cliente final, o importador. “Nosso sistema proporciona a integração das informações para uma rastreabilidade total, do início ao fim do processo”, garante.

O sistema da eProfessional conta o móduloSISTER” que é o Sistema para gestão de terminais de contêineres vazios, que tem como finalidade, gerenciar todos os processos que envolvem este tipo de negócio.

Valeriano ressalta que a plataforma executa 120 serviços diferentes para todo o processo de monitoramento do transporte de cargas. Uma de suas funções é justamente promover a integração das informações fornecidas por exportadores e transportadoras com o sistema da TradeLens que, por conseguinte, integra os dados de grandes transportadores de cargas como MAERSK, MSC, CMA/CGM e ZIM. “Com nossa solução, exportadores de destaque do Brasil como BRF, JBS, Kraft Foods e Volkswagen, por exemplo, poderão rastrear a carga até a entrega do container vazio de volta ao porto”, detalha.

O analista de sistemas salienta que a eProfessional é a única empresa do segmento na América do Sul que promove a integração via Tradelens em tempo real de ponta a ponta das informações da cadeia logística de transporte de cargas.  “Já vi casos de países em que os terminais de carga fazem os controles em planilhas de Excel e até mesmo feitas à mão”, comenta, surpreso.

Automação do processo

Um dos principais destaques da plataforma da eProfessional é a ferramenta automatizada chamada INTEGRA, que faz todo o processamento da integração da informação como dados do contêiner, tipo do contêiner, placa de caminhão, data e hora de saída até a chegada no terminal de cargas, registra e transmite esses dados para a plataforma da TradeLens, que vai fazer o rastreamento do transporte marítimo.

Como a eProfessional é contratada pelos terminais de cargas e portos, hoje a empresa atua nas bases de Manaus-MA, Porto Velho-RO, Barcarena-PA, Salvador-BA, Suape-PE, Fortaleza-CE, Vitória-ES, Rio de Janeiro-RJ, Itaguaí-RJ, Sepetiba-RJ, Santos-SP, Paranaguá-PA, Itapoá-SC, Itajaí-SC, Rio Grande-RG e brevemente em Imbituba-SC.

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça os dez principais produtos exportados pelo Brasil

Segundo CEO da Logcomex, mercado de exportação brasileiro está bastante aquecido

Brasil exportará animais Brahman para o Camboja

Animais da raça Brahman selecionados por criatórios do Brasil serão exportados em breve para o Camboja, país do sudeste asiático.

Carvão vegetal os seus desafios e oportunidades

AutorJehan Serafim de Albuquerque Bacharel em Ciência da Computação, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especialista INFLOR para os processos de carbonização e...

Exportações de genética bovina já cresceram 53% em 2022, aponta Index ASBIA

Mesmo em face a retrações comerciais, setor de IA tem crescimento no número de doses dedicadas à exportação durante três primeiros meses do ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!