20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSmart 400 UBV

Smart 400 UBV

João Luiz OliveiraEngenheiro agrônomo e diretor comercial – Pulsfog

Laranja – Crédito: Shutterstock

O pulsFOG Smart 400 UBV opera segundo o princípio de Ultra Baixo Volume (UBV), que permite distribuição uniforme do produto e redução drástica do volume de calda (96% em relação ao método tradicional).

O pulsFOG Smart 400 UBV apresenta peso e dimensões reduzidas, o que o torna ideal para culturas adensadas. Além disso, pode operar com tratores pequenos, a partir de 35 HP. Seu tanque de 400 litros permite autonomia de até 20 hectares por carga.

O Smart 400 UBV é equipado com barras que possuem múltiplas regulagens, que podem ser configuradas de acordo com a necessidade, adaptando-se a diferentes espaçamentos. O aparelho utiliza bocais pneumáticos especiais, desenvolvidos pela Pulsfog.

O Smart 400 UBV é indicado para aplicação de inseticidas, fungicidas, fertilizantes foliares e outros produtos que necessitam ser distribuídos uniformemente sobre as culturas, tais como café, citros, abacate, uva, mamão, maracujá, tomate e outras.

Técnica UBV é pouco difundida no Brasil

A técnica UBV consiste da pulverização com gotas na faixa de 20 a 50 µm (0,02 a 0,05 mm) de diâmetro, o que representa uma redução de diâmetro de cerca de 10 vezes em relação à técnica de pulverização convencional, equivalente a uma redução de cerca de 1.000 vezes do volume de cada gota.

Dessa forma, é possível reduzir o volume de aplicação em 100 vezes (em citros realizamos aplicações para controle do psilídeo com 20 litros de calda, contra 2000 litros no método tradicional) e mesmo assim aumentar o número de gotas em 10 vezes.

Considerações

Os tratamentos da Pulsfog e do Padrão Citros (2.000 l) não tiveram diferença significativa, apresentando todos eles um controle eficiente do Diaphorina citri. Portanto, concluiu-se que ambos os equipamentos foram satisfatórios no controle do inseto, sendo que o equipamento Smart UBV 400, da Pulsfog, apresentou o melhor rendimento de trabalho.

     A quantidade ideal de óleo para uso na modalidade de aplicação em UBV terrestre é de 12,5% a 25%. O uso do UBV terrestre apresenta maior rendimento na pulverização, maior autonomia de gasto de energia e água.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bayer apresenta ao mercado de frutas novo aliado no combate a plantas daninhas

  O Brasil ocupa a terceira colocação no ranking da produção mundial de frutas e é responsável por 4,8% do volume global colhido, com uma...

Míldio é um problema para o cultivo da cebola?

Autores Leandro Luiz Marcuzzo Professor e pesquisador - Instituto Federal Catarinense (IFC)/campus Rio do Sul leandro.marcuzzo@ifc.edu.br Sheila Chaiana Harbs Graduanda em Agronomia e bolsista...

Cientistas avaliam opções para combater a podridão de grãos na soja

Redes multidisciplinares de pesquisa estão analisando dados como clima, fertilidade e física do solo, teor de lignina e outros que possam dar pistas sobre a podridão da soja.

Primeiro potencializador de fungicidas

Produto da De Sangosse Brasil, com tecnologia única e patenteada, é um potencializador específico para fungicidas com efeito tixotrópico, ou seja, com capacidade de alterar dinamicamente a fluidez e viscosidade da calda de pulverização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!