20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosÍndice de Poder de Compra de Fertilizantes

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes

Soja – Créditos: shurtterstock

O resultado do IPCF para a última semana de julho aponta para um pequeno impacto em comparação à média de 2020. No entanto, esse resultado é menor quando comparado ao período que compreende entre o quarto trimestre de 2018 ao segundo trimestre de 2019, no qual a média foi de 1,22.

cid:image003.png@01D7937F.2717A670

Apenas voltando para índice em junho – que foi calculado em 1,04 – pode-se dizer que os três fatores que compõem o índice (commodities agrícolas, taxa de câmbio e fertilizantes) foram relevantes para o resultado: a queda dos preços da soja, por influência do mercado internacional, e do milho, devido a uma pressão natural e sazonal de início de colheita da safrinha; a manutenção de um cenário mais firme para os fertilizantes pelo quadro internacional de aperto de oferta e também pelo aumento de suas respectivas matérias-primas; e a valorização do real.

Já em julho, houve uma maior estabilidade do câmbio e apreciação dos preços das duas principais commodities do índice – soja e milho. No entanto, o mercado de fertilizantes continua firme em função de uma demanda internacional aquecida e restrições do lado da oferta acentuadas por perdas de produção na América do Norte.

“Devido à recuperação da economia global e o foco em segurança alimentar, a demanda por alimentos deve continuar muito forte durante 2021. Alinhado a este fator, estamos com um quadro de estoques globais de grãos mais apertados, o que contribui para um cenário de aumento de áreas de plantio e uso de tecnologia em muitos países, contribuindo para aumentar a demanda por insumos agrícolas, incluindo os fertilizantes”, comenta Eduardo Monteiro, vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes.

“Apesar das oscilações, é válido destacar que a rentabilidade das principais lavouras continua positiva, estimulando o investimento em tecnologia. O Brasil deverá colher em 2021/22 mais uma safra recorde de grãos e também deverá embarcar um volume recorde de fertilizantes. Para os agricultores se prepararem para o início da safra de verão, é preciso um planejamento operacional, além da gestão de risco administrando receita e custos”, completa o executivo.

Entendendo o IPCF.

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Solos do Tocantins são discutidos em congresso de milho e sorgo

As discussões técnicas continuam no 34º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que termina nesta quinta-feira em Palmas-TO. Um dos minissimpósios realizados na quarta,...

Manejo biológico no incremento da produtividade da soja

Flávio Henrique Vasconcelos Medeiros Professor adjunto IV da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia flaviomedeiros@dfp.ufla.br   O principal alvo biológico dos produtos à base de Trichodermaspp hoje...

Custos e perdas pressionam preço da soja em MS

A atual cotação da saca de 60 quilos de soja em Mato Grosso do Sul, de R$ 165,45, está longe de ...

Fundação MT em Campo 2018 aproxima pesquisa do produtor rural

Pesquisa, tempo, tecnologia e aprendizado reafirmam o trabalho da Fundação MT no campo Janeiro e fevereiro são períodos de colheita da soja e semeadura da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!