O cultivo de plantas como tecnologia chave para a agricultura sustentável no futuro: em sua “Ambição de Sustentabilidade para 2030”, a empresa de melhoramento de plantas, KWS Sementes, estabeleceu metas ambiciosas e mensuráveis para si mesma, as quais tratam dos componentes econômicos, ecológicos e sociais da sustentabilidade. A ambição se concentra em questões como: segurança da produção de alimentos limitação do uso de recursos, aumento da diversidade de culturas e variedades, e apoio à nutrição sustentável. A empresa também irá melhorar sua própria pegada ecológica.
O setor agrícola enfrenta enormes desafios: necessitará produzir alimentos suficientes para alimentar uma população mundial que, de acordo com estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), terá um aumento para 10 bilhões de pessoas até 2050. Ao mesmo tempo, o setor tem que enfrentar as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e reduzir o uso de pesticidas e outros recursos agrícolas. Inovadoras técnicas de melhoramentos de plantas podem e desempenharão um papel fundamental para enfrentar esses desafios com sucesso e de forma sustentável.
“Queremos ser um parceiro confiável para os agricultores e toda a cadeia de valor agrícola também no futuro”, diz o porta-voz do Conselho Executivo da KWS Sementes, Dr. Hagen Duenbostel. “Nossa Ambição de Sustentabilidade para 2030 nos ajuda a traduzir as exigências da indústria agrícola a fim de criar um roteiro concreto para que nossa empresa forneça soluções como especialista em sementes para apoiar uma agricultura economicamente viável, ecologicamente durável e socialmente responsável”. Duenbostel também diz: “Variedades novas e adaptadas contribuem para reduzir o uso de pesticidas, fertilizantes e outros recursos agrícolas, ao mesmo tempo em que atingem rendimentos altos e estáveis. Além disso, o portfólio diversificado e próspero da KWS faz uma contribuição importante para apoiar a rotação de culturas equilibrada e a biodiversidade na produção agrícola, bem como para alcançar uma dieta equilibrada e variada”.
“Nosso trabalho sempre se concentrou na sustentabilidade, mas agora demos o próximo passo e definimos, com clara ambição, metas mensuráveis que pretendemos atingir até 2030”, explica o gerente de responsabilidade corporativa da KWS Sementes, Marcel Agena. “Estas metas definem nosso plano de futuro e nos ajudam a alcançar os marcos do caminho”.
Como parte de sua Ambição de Sustentabilidade, a KWS formulou seis metas centrais nas áreas de “impacto do produto” e “responsabilidade corporativa”.
Metas de sustentabilidade para 2030 da categoria “impacto do produto”:
1) Obter um aumento anual de 1,5% na produtividade por meio de:
Avançar no melhoramento de plantas;
Fornecer soluções digitais aos agricultores em mais de 6 milhões de hectares de terras agrícolas.
2) Limitar o uso de recursos na agricultura por meio de:
Investir mais de 30% do orçamento anual de pesquisa e desenvolvimento da KWS na redução do uso de recursos;
Garantir que mais de 25% das variedades KWS sejam adequadas para agricultura de baixo insumo.
3) Aumentar a diversidade de culturas através do aumento do número de culturas com programas de cultivo direcionados de 24 para 27.
4) Apoiar uma dieta mais sustentável, expandindo as variedades KWS adequadas para o consumo humano direto para mais de 40%.
Metas de sustentabilidade para 2030 da categoria “responsabilidade corporativa”:
1) Melhorar a pegada operacional da empresa através de:
Redução das emissões de CO2 de escopo 1 e escopo 2 em 50% até 2030, alcançando uma meta líquida zero até 2050;
Estabelecer cartões de pontuação para proporcionar transparência sobre a pegada ecológica de todos os locais de produção de sementes.
2) Fomentar o compromisso social da empresa através de:
Investir pelo menos 1% do EBIT (lucro operacional) anual em projetos sociais globais;
Medir e aumentar constantemente o engajamento dos funcionários;
Diminuir continuamente a proporção do índice de acidentes/doenças ocupacionais.
A KWS informará sobre seu progresso no cumprimento dessas metas a partir de 2022, com a publicação de seu relatório anual de sustentabilidade, que estará disponível no website da empresa.