Copercampos repassa nesta terça-feira, 07 de dezembro, aos 345 associados multiplicadores, valores históricos referentes a safra 2020/2021. Setor produziu mais de 1,8 milhões de sacos de sementes de soja.
A demanda por sementes de soja de qualidade foi gigante na safra 2020/2021 e a Copercampos, com expertise e graças ao compromisso dos associados multiplicadores, produziu um grande volume sementeiro a fim de atender o mercado consumidor.
Neste ano, a cooperativa produziu mais de 1,8 milhões de sacos/40kg de sementes de soja em 59 cultivares. Com mais de 40 mil hectares para multiplicação, a Copercampos contou na safra, com produtos de ótima qualidade, com germinação média de 93% e vigor médio em 90%.
E para fortalecer os vínculos e valorizar os associados multiplicadores, a Copercampos promove o Programa de Bonificação de Sementes de Soja e Trigo. De acordo com o Diretor Executivo Laerte Izaias Thibes Júnior os produtores recebem entre 10 a 20% a mais de receita líquida por cada saco de soja produzido, referente ao valor do produto na safra.
“Estamos distribuindo R$ 20 milhões aos multiplicadores de sementes da Copercampos. Este é o maior valor já distribuído e está relacionado à valorização de soja, ao aumento da produção de sementes e também da valorização das sementes de qualidade. A Copercampos produz sementes com foco na qualidade e assim, mantemos e conquistamos mercados em todo o Brasil. Somos a cooperativa que mais produz sementes no país e a segunda maior produtora graças ao compromisso de todo o setor da Copercampos, desde o agricultor que é profissional, equipe técnica e comercial, e profissionais das Unidades de Bonificação de Sementes – UBS’s que trabalham para manter a qualidade do produto colhido no campo”, ressalta Laerte.
Além de soja, os associados produtores de sementes de trigo recebem valores especiais sobre a produção. Na safra 2020, os associados produziram 229 mil sacos de trigo.
A produção de sementes Copercampos permite ainda que os produtores conheçam e multipliquem sementes com novas biotecnologias existentes no mercado.
“Contamos com parcerias com as principais empresas de sementes do Brasil e as novas biotecnologias lançadas ao mercado são multiplicadas por nossos agricultores, permitindo que o associado da Copercampos conheça os diferenciais destes produtos e assim, esteja a frente dos demais agricultores, em tecnologia sementeira e produtividade da cultura de soja”, finaliza Laerte.
Os pagamentos referentes ao programa de Bonificação de Sementes de soja e trigo acontecem em 07 de dezembro aos 345 associados que produziram sementes na safra.
Além de produzir sementes de soja e trigo, a Copercampos produz sementes de aveia branca, aveia preta, triticale, azevém, centeio, nabo forrageiro, capim sudão e milheto.
Novos investimentos na área
Para a safra 2022/2023, a Copercampos investirá mais R$ 40 milhões em novas unidades para produção de sementes, com o objetivo de aumentar a produção de semente de soja em 400 mil sacas, devendo assim, ter uma produção de soja superior a 2,2 milhões de sacos de sementes de soja.