Cafés do Brasil ocupa área de 1,82 milhão de hectares

0
19
Café – Créditos: shurtterstock
Em nível mundial safra 2021/2022 está estimada em 164,8 milhões de sacas, sendo 53% de cafés da espécie arábica e 47% de cafés conilon A área em produção dos Cafés do Brasil, neste ano de 2021, incluindo as espécies de café arábica e de café conilon, abrange 1,82 milhão de hectares. Do total dessa área, 1,45 milhão de hectares são cultivados com café arábica e 375,99 mil de conilon. Entretanto, tais números ainda poderão ser ajustados no decorrer do ano, em função de novos levantamentos e estudos que estão sendo realizados no campo durante a presente safra de café.

Neste contexto das áreas em produção, das duas espécies de café, verifica-se que os números da safra de 2021, numa comparação com a safra de 2020, cuja área foi de 1,88 milhão de hectares, representam uma redução percentual média de 3,2%.

No caso específico da área em produção de café arábica, constata-se que na safra 2020 a área foi de 1,51 milhão de hectares, o que representa um decréscimo de 4,3% em produção neste ano. Entretanto, convém destacar que a área do café conilon, que em 2020 foi de 369,04 mil hectares, apresentou aumento de 1,9% em 2021.

Estes números e dados da performance da cafeicultura brasileira, ora objeto desta análise, entre outros de interesse do agronegócio café, constam do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – AGOSTO 2021, o qual é elaborado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA e divulgado  inclusive pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes.
Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café .