21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosCafés do Brasil ocupa área de 1,82 milhão de hectares

Cafés do Brasil ocupa área de 1,82 milhão de hectares

Café – Créditos: shurtterstock
Em nível mundial safra 2021/2022 está estimada em 164,8 milhões de sacas, sendo 53% de cafés da espécie arábica e 47% de cafés conilon A área em produção dos Cafés do Brasil, neste ano de 2021, incluindo as espécies de café arábica e de café conilon, abrange 1,82 milhão de hectares. Do total dessa área, 1,45 milhão de hectares são cultivados com café arábica e 375,99 mil de conilon. Entretanto, tais números ainda poderão ser ajustados no decorrer do ano, em função de novos levantamentos e estudos que estão sendo realizados no campo durante a presente safra de café.

Neste contexto das áreas em produção, das duas espécies de café, verifica-se que os números da safra de 2021, numa comparação com a safra de 2020, cuja área foi de 1,88 milhão de hectares, representam uma redução percentual média de 3,2%.

No caso específico da área em produção de café arábica, constata-se que na safra 2020 a área foi de 1,51 milhão de hectares, o que representa um decréscimo de 4,3% em produção neste ano. Entretanto, convém destacar que a área do café conilon, que em 2020 foi de 369,04 mil hectares, apresentou aumento de 1,9% em 2021.

Estes números e dados da performance da cafeicultura brasileira, ora objeto desta análise, entre outros de interesse do agronegócio café, constam do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – AGOSTO 2021, o qual é elaborado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA e divulgado  inclusive pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes.
Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café .

ARTIGOS RELACIONADOS

Pouca água – Cafeeiros novos com topo da copa achatado

Autor José Braz Matiello Engenheiro agrônomo - Fundação Procafé jb.matiello@yahoo.com.br Plantas novas de cafeeiros, na fase de formação das lavouras, podem apresentar o...

Faça as contas: Custos de produção x rentabilidade

É difícil avaliar, com exata precisão, os custos e a rentabilidade da lavoura cafeeira, pois eles variam muito, conforme os sistemas de cultivo utilizados e as produtividades obtidas a cada ano e a cada lavoura.

Organomineral melhora qualidade da cebola

No Brasil, a produção da cebola é bem distribuída em todas as regiões brasileiras, com uma produção ..

Adubos nitrogenados para o café

A ureia é a principal fonte de nitrogênio (N) utilizada na cafeicultura. ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!