21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosNova cultivar de café muito produtiva

Nova cultivar de café muito produtiva

José B. Matiello // Marcelo Jordão Filho // Saulo R. Almeida // Lucas Bartelega // Iran B. Ferreira (in memoriam) Engenheiros agrônomos – Fundação Procafé

Igor R. QueirozEngenheiro agrônomo

Lucas Ubiali // Leandro Andrade Engenheiros agrônomos bolsistas – Fundação Procafé

Eder Sandy Engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura

Café – Crédito: Procafé

Uma nova cultivar de cafeeiro, do material genético de Catucaí, foi testada e aprovada para plantio comercial, tratando-se de plantas muito produtivas, de frutos amarelos e de porte alto, por isso o nome Catucaí-apa.

As plantas de café das cultivares Catucaí apresentam bom vigor e produtividade semelhante ou superior ao padrão Catuaí.  A resistência à ferrugem, de início muito boa, com o aparecimento de novas raças do fungo, permaneceu adequada em algumas seleções e as demais apresentam tolerância, tendo o controle químico facilitado. Ultimamente foi liberada uma seleção com boa resistência.

Assim, as plantas altas selecionadas, que deram origem à cultivar Catucaí-apa, foram oriundas em sementes da cultivar Catucaí amarelo 2 SL obtidas da FEX Varginha. Apenas para lembrar, a característica de porte alto é definida por um fator recessivo (ctct). Portanto, plantas de porte alto, com autofecundação, como ocorre em cafeeiros arábica, só dão origem a esse tipo de porte.

Ensaio

A testagem do material de Catucaí-apa foi feita através de um ensaio conduzido na região da Alta Mogiana, em São José da Bela Vista, próximo a Franca (SP). A comparação foi efetuada com outros 17 materiais, incluindo padrões de porte alto e baixo, como três cultivares de Mundo Novo e 3 de Catuaí, mais alguns materiais com resistência à ferrugem.

O ensaio foi conduzido em blocos ao acaso, com quatro repetições e parcelas de 10 plantas e sob duas condições, de sequeiro e irrigado.

Os resultados na média das cinco safras mostram a maior produtividade do material de Catucaí-apa, seja na condição irrigado ou de sequeiro, sendo, na média das duas condições, 24% mais produtivo em relação aos MN e 29% a mais do que os Catuaís.

Houve significativo destaque, também, para o tamanho dos grãos (peneira) colhidos no Catucaí-apa, com elevado percentual de grãos de peneiras altas. Outras características observadas foram o bom vigor das plantas e a maturação dos frutos com boa precocidade e de forma uniforme.

As plantas possuem folhas novas de coloração predominantemente bronze e apresentam tolerância à ferrugem. A altura das plantas é semelhante àquelas de MN.

Alternativa

Assim, os produtores que preferem o plantio de variedades de café de porte alto podem contar, agora, com nova alternativa, com boa produtividade, com frutos de maturação uniforme e de grãos graúdos, além da maior facilidade de controle da ferrugem, vantagens adicionais em relação ao padrão atual, o Mundo Novo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Oxiquímica apresenta o Projeto I9&Celebre

  A Oxiquimica esteve presente na 14ª edição da Femagri divulgando o Projeto I9 & Celebre que é um conjunto de iniciativas articuladas de ofertas...

Orgânicos – Hora de tornar seu cultivo e o mundo mais sustentáveis

Os números confirmam. O Brasil é, atualmente, um dos principais polos de produção e diversificação orgânica do mundo, com quase um milhão de hectares...

Umidade: que perdas ela pode levar ao cafeicultor?

Caféicultores precisam estar atentos ao processo de secagem para garantir a máxima qualidade dos grãos.

Abacate mais café é lucro garantido?

Autores Gustavo Henrique Cafisso Santos Bacharel em Agronomia – Centro Integrado de Campo Mourão gustavo_cs0@hotmail.com Daniela Andrade Mestre em Fitotecnia – Universidade Federal de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!