20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEucalipto tolerante a herbicida é aprovado pela CTNBio

Eucalipto tolerante a herbicida é aprovado pela CTNBio

Eucalipto – Crédito: Fibria

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou para uso comercial, no dia 11 de novembro, uma nova variedade de eucalipto geneticamente modificado (GM) tolerante a herbicida.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela FuturaGene, subsidiária da Suzano e líder em pesquisa e desenvolvimento genético de plantas voltadas para o aumento da produtividade e da resiliência do setor florestal renovável global.

A tecnologia foi avaliada e aprovada pela CTNBio após amplos testes e avaliações de risco, bem como a caracterização molecular a fim de garantir que as plantas modificadas não apresentassem riscos à saúde humana e animal ou ao meio ambiente. A decisão da CTNBio reforça o compromisso da empresa com a excelência em pesquisa e com os mais elevados padrões éticos e de segurança.

Perfil

O novo eucalipto confere a característica de tolerância ao herbicida glifosato, amplamente utilizado no setor florestal há mais de 30 anos durante as etapas iniciais de plantio do eucalipto.

A tecnologia permitirá o uso mais eficiente do produto nas áreas florestais, reduzindo custos com insumos. Além disso, permitirá às equipes de campo terem melhores condições de trabalho e resultará em um menor uso de tratores nas operações florestais, diminuindo, assim, a pegada de carbono dessas atividades.

A redução de danos às árvores jovens deve aumentar a produtividade no campo, em um momento no qual a demanda mundial por produtos renováveis, como a madeira, está crescendo de maneira significativa.

“O desenvolvimento dessa tecnologia é parte da estratégia da Suzano de aliar inovação e sustentabilidade para criar processos e produtos que possibilitem usar menos áreas e agroquímicos a fim de preservar e proteger ainda mais os recursos naturais, o que contribui com o propósito da Suzano de renovar a vida a partir da árvore”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano.

O processo de desenvolvimento do novo eucalipto GM da FuturaGene levou mais de oito anos e incluiu extensa avaliação de biossegurança. Após a aprovação da CTNBio, o eucalipto geneticamente modificado tolerante a herbicida será incorporado ao programa de melhoramento convencional da Suzano para ampliar os testes em regiões representativas da cultura do eucalipto, assim como é feito com os clones convencionais. O objetivo desta etapa é desenvolver materiais adaptados para futuro uso comercial.

Todas as atividades que forem realizadas a partir desta aprovação serão conduzidas usando as mais altas diretrizes de segurança e ética, conforme estabelecido na política de árvores GM da Suzano, e com base nas práticas de manejo florestal da empresa.

A Suzano está comprometida em compartilhar os benefícios e o valor dessa nova tecnologia com parceiros por meio de seu programa de fomento florestal, incluindo pequenos proprietários de terras. Após testes em larga escala, os parceiros terão acesso livre à tecnologia sem a necessidade de pagamento de royalties, assim como é feito com os clones convencionais.


Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.

Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países.

Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovação em nutrição – Micronutrientes de 4ª geração

Desafia-me sempre a obtenção de altas produtividades, como pesquisador e, principalmente, como produtor. O que está por trás destas altas produtividades alcançadas pelos produtores nos desafios do CESB/Brasil e pelo produtor Dowdy, da Georgia-EUA? (esse último campeão mundial de produtividade de soja – 192 sc/ha). Lógico que é um conjunto de manejos agronômicos que interagem entre si e com as condições climáticas ideais. Neste artigo, irei discutir um destes manejos: a nutrição de plantas.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a 3ª Revolução do Agronegócio Brasileiro

  O Brasil tem 100 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou degradadas para intensificar a produção de grãos, eucalipto e gado e, assim, cumprir...

Vantagens do gotejamento para o café

  Em tempos de escassez de água, a tecnologia empregada à irrigação tem se mostrado uma das alternativas mais eficientes   A irregularidade na distribuição das chuvas...

Cultivo de eucalipto com aplicação de biossólido é alternativa lucrativa e sustentável

Aline Azevedo Nazário Engenheira agrônoma e doutoranda em Engenharia Agrícola (UNICAMP/FEAGRI) aline.a.n@hotmail.com Ivo Zution Gonçalves Doutor em Engenharia Agrícola (UNICAMP / FEAGRI) e pesquisador associado da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!