20.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 7, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesCrambe possui boa tolerância a variações climáticas

Crambe possui boa tolerância a variações climáticas

Fabio VanzeiDiretor agronômico da Agro Novas

Crambe – Foto: Fabio Vanzei

No início das pesquisas, durante os anos 90, eram analisadas as vantagens do crambe (Crambe abssynica Hoechst) como planta forrageira para a rotação de culturas e cobertura de solos no inverno.

Porém, mais que uma opção para a safrinha na região dos cerrados, seu uso mostrou um potencial muito maior, quando então foi descoberta pelos produtores: obtém um ótimo controle de nematoides (Pratylenchus brachyurus, Rotylenchulus sp. e Heterodera glycines), descompactação do solo pelo sistema radicular e a ciclagem de nutrientes; e a ótima capacidade de produção de óleo vegetal de seus grãos. O grão, ainda pouco conhecido por aqui, é mais uma matéria-prima para a geração de biodiesel.

A cultura do crambe apresenta produtividade que pode variar de 1.000 a 1.500 quilos por hectare do grão e os valores estão em torno de R$ 1,50 por quilo do grão. O óleo corresponde de 36% a 38%.

Origem

Originário da Etiópia, país africano de clima quente e seco, e domesticado na Europa, na região do Mediterrâneo, o crambe pertence à família das crucíferas, a mesma da colza e da canola. Como tem um ciclo médio de 90 dias, é indicado como excelente alternativa para a safrinha, em especial para produtores de soja e de milho, no sistema de rotação de culturas.

A produção rápida, a rusticidade da cultura, a fácil adaptação do plantio e o custo baixo da atividade, que não exige novas máquinas e equipamentos, são benefícios marcantes.


Sistemas de produção

Solo: bem corrigido quanto à acidez e de boa fertilidade.

Clima: Pouco exigente em água, tolerante a geadas.

Colheita: 90 a 100 dias após a germinação.

Custo de produção: R$ 500,00/ha.


Plantio

As sementes para o cultivo podem ser adquiridas pela empresa Agro Novas Energia, com sede em Goiânia (62) 99655-5616, que realiza também toda a compra da produção de grãos e assistência técnica. Para cada hectare, a demanda é de 15 kg de sementes.

O plantio do crambe é indicado após a soja – safrinha (fevereiro a abril), o solo para o cultivo deve ser corrigido e ter boa fertilidade, tornando assim um fator mais importante do que a adubação de plantio.

Espaçamento

O espaçamento recomentado para o plantio varia de 17 a 45 cm. Quanto menor o espaçamento, mais competitivo torna-se o cambre em relação às plantas invasoras (não há herbicidas seletivos para plantas invasoras de folha larga).

A planta é pouco atacada por pragas, devido à presença do glucosinolato, uma substância tóxica presente nas folhas e hastes, que é repelente e tem um caráter até inseticida em algumas espécies.

Ambiente

No período de implantação do crambe, e necessário ter uma boa umidade do solo, e após o seu estabelecimento o crambe é tolerante ao clima seco e também a baixas temperaturas e geadas.

Após 35 dias de emergência, a planta já dá início ao florescimento. Quando está madura e em ponto de colheita, a cultura apresenta uma coloração marrom-clara. Devido à facilidade e à praticidade, a colheita é mecanizada. O crambe tem um porte 90 a 150 cm de altura e apresenta maturação uniforme.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtor rural deve ficar ainda mais atento com as oscilações do clima

Atraso do plantio da soja em algumas regiões do país deve impactar no potencial produtivo e no retardo da época de colheita.

Clima aumenta risco de incêndios no Canadá

Mudança climática tornou condições para fogo no Canadá duas vezes mais provável

Para ter resultados é necessário realizar análise de solo

Ligada diretamente ao planejamento agrícola, a análise de solo é de suma importância no desempenho das culturas. Por meio delas é possível identificar o estado atual da fertilidade do solo para que possamos tomar as decisões necessárias e, consequentemente, corrigir de forma mais precisa as características produtivas do solo, o que afetará o potencial de rendimento final da cultura.

Fisioativador: opção contra estresses climáticos

O uso de fisioativadores mantém o metabolismo das plantas ativo, além de estimular a produção de novos botões florais e a redução do abortamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!