20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBiofertilizantes naturais melhoram a qualidade do cultivo e preservam a terra

Biofertilizantes naturais melhoram a qualidade do cultivo e preservam a terra

Atentos às boas práticas de produção agrícola, cresce o número de produtores adotam os biofertilizantes naturais em diversos tipos de cultivo. 

Leandro Toledano, CEO da empresa – Foto: Divulgação

Na última semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 6299/02, que flexibiliza as regras sobre os agrotóxicos no País. Na contramão desse movimento, muitos produtores agrícolas têm adotado a biodigestão dos resíduos orgânicos, tanto pela questão da economia e preservação do ambiente, mas também em função do subproduto que tem melhorado a qualidade de seus cultivos: o biofertilizante natural.  

Nos biodigestores acontece o processo de decomposição de matéria orgânica por organismos vivos (bactérias anaeróbicas). O resultado desse processo é a geração de biogás, composto principalmente de metano, e de um resíduo líquido natural (biofertilizante). O biofertilizante é rico em matéria orgânica ajudando na recuperação do solo e preparo para o plantio.  

Além da redução de custos com fertilizantes e defensivos agrícolas industrializados, o biofertilizante natural é capaz de nutrir e melhorar as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção, por conter macro e micronutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica e microrganismos em sua composição. 

Essa composição pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura, a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor – variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias. 

Segundo o agrônomo, Guilherme Vidal de Sousa Lais, da Biomovement Ambiental, o ato de abastecer a terra com um elevado teor de Matéria Orgânica, nutrientes essenciais (macro e micro) e elevada diversidade de microrganismos ajuda a regular a acidez do solo – o chamado fator Ph -, além de favorecer as condições para o crescimento e desenvolvimento das raízes e da parte aérea das plantas. “Eu tenho acompanhado alguns produtores que usam o biodigestor de forma a adequar a “receita” do biofertilizante produzido diariamente, usando e melhorando a produção, com economia e preservação da terra”, afirma.  

A Biomovement Ambiental, empresa que atua sob os pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento socioambiental no fornecimento de soluções sustentáveis, é a representante oficial no Brasil dos biodigestores da HomeBiogas, tecnologia presente em mais de 100 países, e que não demandam grandes obras para serem instalados. Segundo explica Leandro Toledano, CEO da empresa, essa tecnologia de microgeração de energia renovável atende desde o uso doméstico, até o produtor, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. “A sustentabilidade é uma forte demanda do agronegócio e a biodigestão resolve a questão dos resíduos orgânicos, evitando contaminações, protegendo o ambiente e, ainda, beneficiando o produtor agrícola com economia e com um cultivo de alta qualidade”, completa Toledano. 

Para saber mais acesse www.homebiogas.com.br 

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo do pepino orgânico é possível?

A produção de pepinos orgânicos é uma forma altamente comprometida com os recursos naturais

FMC fala de inovação, sustentabilidade e tecnologias de manejo na soja

Dando sequência ao Projeto de Soja, companhia traz pilares como inovação, biológicos e pragas para que o produtor possa sempre colher mais e de forma sustentável

Yara lança na Hortitec solução nutricional específica para hortifrúti e o solo brasileiro

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, participa, de 26 a 28 de junho, da 26ª Hortitec, maior feira do setor de hortifruti da América Latina. Durante o evento, que acontece em Holambra (SP), a companhia lançará a solução nutricional YaraBasa Horti. Voltado para as hortaliças, o fertilizante foi desenvolvido especialmente para o solo brasileiro, possui até oito nutrientes no mesmo grânulo e alta concentração de fósforo, importante para a melhor nutrição das culturas.

Brasil é destaque na Dinamarca com tecnologia para conservação de florestas

Reconhecida na Dinamarca, a greentech Brasil Mata Viva (BMV) agora chama a atenção do setor público brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!