24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesExportação de Óleo de Girassol para devido à guerra

Exportação de Óleo de Girassol para devido à guerra

Presente na cozinha da maioria dos brasileiros, o óleo de girassol se tornou um item essencial para o preparo das refeições, mas o que acontece se ele não conseguir chegar ao país?! 60% da produção mundial do insumo é realizada no Mar Negro, na Ucrânia e com a situação conflitante com a Rússia o envio do material está indisponível. 

A alta procura pelo commodity é gritante, em 2021, foram exportadas cerca de 499 mil Kg, o que equivale a US$274.513, dacordo com o levantamento realizado pela Logcomex, startup que oferece plataformas de big data e automação para o comércio exterior.  

O fundador da startup, Helmuth Hofstatter, comenta sobre a situação. “Um dos efeitos do confronto entre Rússia e Ucrânia pode ser na oferta de óleo de girassol no mundo. O Mar Negro é responsável por 75% das exportações do produto. Isso pode estimular o consumo de outros óleos vegetais, como o de palma e de soja”. 

Tal situação fez com que o carregamento de navios com o insumo sofresse atrasos. De acordo com Sandeep Bajoria, presidente da Associação Internacional de Óleo de Girassol, o produto já está atrasado em uma semana. Como medida para que a população não sofra sem o material, os óleos vegetais têm sido procurados em alta escala. 

Óleos de palma e soja estão sendo comercializados a um preço recorde de US$1.700 a tonelada na Índia, para março, em comparação com 1.620 dólares para óleo de girassol bruto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aumento na produção de trigo no Brasil deve baratear o pão na mesa dos consumidores

Após adaptar a produção do grão ao solo do Cerrado, o país deve aumentar em 4 milhões a safra do grão.

Mercado de biológicos está se consolidando no Brasil

A produção nacional de alimentos deve crescer e o mercado de biológicos vai no mesmo caminho.

Produtores de café e laranja com mais qualidade de vida

Pequenos produtores e produtoras que integram associações e cooperativas brasileiras, que possuem a certificação Fairtrade (Comércio Justo), estão colhendo bons frutos de projetos desenvolvidos com recursos do prêmio Fairtrade, pago mediante a comercialização da produção certificada.

Brasil aumenta em 26% exportação de café em julho, para 3,8 milhões de sacas

Volume eleva embarques no acumulado de 2024 para 28,1 milhões de sacas, novo recorde para remessas realizadas no primeiro septimestre de qualquer ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!