A Campolink, plataforma digital de compra e venda de produtos rurais sem intermediários, chega ao mercado para agilizar a comercialização de frutas, legumes e verduras (FLV) entre os pequenos e médios produtores rurais e os atacadistas com segurança, transparência e comodidade. A tecnologia realiza a conexão entre as duas partes e elimina a necessidade de intermediários, o que oferece vantagens como preços mais competitivos e redução do risco de fraudes.
A solução chega para transformar a realidade da negociação entre os pequenos e médios produtores – que representam mais de 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros e respondem por 70% dos alimentos comercializados no país -, com os atacadistas. “Os produtores rurais enfrentam desafios como a falta de apoio e a carência de informações precisas e atualizadas sobre a variação dos preços do setor, os aspectos logísticos para que possam consolidar uma carga mínima, além do acesso a bons atacadistas”, explica Sérgio Tavares de Oliveira, fundador e CEO da Campolink, que pesquisou durante quatro anos as principais dores do mercado de FLV (frutas, legumes e verduras) no Brasil, junto a produtores, CEASAS e atacadistas.
Além da integração entre os produtores rurais e os atacadistas, a plataforma também permite o contato com os compradores dos principais CEASAS do país. “A compra e a venda são diretas, sem intermediários, entre outros benefícios, o que torna a negociação ainda mais competitiva”, reforça Oliveira. Ele ainda lembra que uma das questões que a ferramenta busca solucionar é a inadimplência e a dificuldade para recuperar recebíveis. “Temos uma equipe que vai até os locais para conferir o recebimento da carga pelos atacadistas, verificando perdas e faltas, evitando eventuais conflitos neste aspecto. Além disso, temos parceria com uma empresa de cobrança, o que evita a inadimplência e faz com que possamos cobrar recebíveis pendentes. Muitos produtores não contam com essa comodidade, ficando sem receber”, esclarece.
Para incrementar seus negócios, o produtor rural que trabalha com pequenas quantidades encontra ainda a possibilidade de se unir a outros produtores, a fim de formar uma carga completa a ser transportada pelos caminhoneiros. O processo é facilitado, com a localização de pessoas que plantam a mesma mercadoria a curta distância. Por meio da plataforma é possível fazer a oferta e o planejamento de frete para a produção, com contato simplificado com os caminhoneiros. Já o atacadista ganha com o acesso a mais produtores, podendo comprar diretamente a um preço menor. Isso amplia a oferta de itens de qualidade, com maior variedade de fornecedores.
O sistema funciona por meio de um aplicativo de ponta, desenvolvido para atender às necessidades imediatas dos principais agentes do mercado de FLV. Para utilizar, basta que produtores e atacadistas preencham um pequeno cadastro. O produtor, então, pode realizar toda a negociação, a partir da oferta de seus produtos, e ser procurado diretamente por atacadistas. O acesso ao aplicativo é gratuito para todos os agentes. O produtor paga uma pequena comissão sobre o valor líquido recebido nas vendas.
Sobre Sérgio Tavares de Oliveira, fundador e CEO da Campolink
Sérgio é administrador de empresas e empreendedor. Atuou durante 12 anos como membro do conselho diretor de uma das principais companhias de apoio portuário do Brasil. Em 2017, mudou de ramo e passou a trabalhar com distribuição de frutas, entrando em contato com os agentes do setor e pesquisando as principais dificuldades de cada um dos elos desta cadeia. A partir destas informações, e percebendo a necessidade de facilitar e fortalecer os negócios para os pequenos e médios produtores, fundou em 2021 a Campolink.
Sobre a Campolink
A Campolink foi fundada em 2021 por Sérgio Tavares de Oliveira com o objetivo de solucionar as principais dificuldades do pequeno e médio produtor de frutas, legumes e verduras. A tecnologia funciona por meio de uma plataforma / bolsa de compra e venda que faz a conexão entre produtores rurais e atacadistas, em um ambiente com maior rapidez, transparência, segurança e comodidade. Não há necessidade de intermediários e são oferecidas uma série de serviços facilitadores, reduzindo a inadimplência, facilitando o recebimento de recebíveis e a negociação de fretes, com acompanhamento em tempo real dos valores das mercadorias.