A representatividade do e-commerce para o mercado de FLVs (frutas, legumes e verduras) vem aumentando a cada ano, fruto de uma tendência duradoura no pós-pandemia. À medida que os consumidores mudam seus hábitos alimentares e de compra, supermercados e toda a cadeia de fornecimento de alimentos frescos, por sua vez, estão sofrendo grandes alterações nos negócios. Antes comprados à granel, agora o consumidor tem dado preferência aos produtos embalados.
Adquiridos via e-commerce e entregues por delivery, os produtos frescos embalados ganham ainda mais força para garantir que cheguem até a casa do cliente mantendo sua qualidade, frescor e segurança sanitária. E mesmo nas compras feitas de forma digital mas retiradas em um ponto de venda (na modalidade take away), é preciso que já estejam embalados e prontos para serem levados pelos clientes.
Para atender essa demanda a Termotécnica desenvolveu novos modelos para sua linha de conservadoras DaColheita que oferecem flexibilidade para o delivery de produtos frescos. Com essas soluções de embalagens os varejistas têm a possibilidade de compor mixes de frutas, legumes e verduras. Essa menor unitização e porcionamento de variedades numa única conservadora proporciona maior apelo ao consumidor, que tem a opção de receber os FLVs nas próprias embalagens com maior comodidade e segurança sanitária.
Cliente utiliza conservadoras DaColheita para delivery de frutas
A Expofrut Brasil, produtora de uvas premium no Vale do São Francisco, criou um serviço de delivery para as cidades de Petrolina, Juazeiro e Casa Nova, utilizando as conservadoras DaColheita. A ideia do projeto Expofrut para entrega por delivery surgiu a partir do Workshop DaColheita que a Termotécnica, que tem uma fábrica em Petrolina (PE), realizou na cidade em 2022.
Entre os especialistas convidados do evento para a cadeia do agronegócio, Viviane Vilela, diretora executiva da E-commerce Brasil – maior programa mundial de fomento ao comércio eletrônico -, falou sobre as oportunidades desta forma de distribuição de produtos. As possibilidades de explorar o varejo digital na comercialização de frutas produzidas na região são animadoras. O Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, é o terceiro maior produtor do mundo e entre os 20 maiores exportadores globais deste setor. E desde 2010, as conservadoras DaColheita, que mantêm a atmosfera ideal para prolongar a vida útil das FLVs, são utilizadas com sucesso no Vale do São Francisco, onde mais de 2/3 dos produtores de uvas são clientes desta solução.