28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioEventosHydro PC é o destaque da Rivulis

Hydro PC é o destaque da Rivulis

Rivulis

         Em 1995, a cafeicultura já era um marco em Araguari. O clima e topografia são favoráveis e determinantes para o sucesso na produção de café, que já se destacava no Cerrado Mineiro. Por sentirem a necessidade de trocar experiência entre técnicos, especialistas e produtores é que a Associação dos Cafeicultores de Araguari criou a Fenicafé, uma feira de implementos, máquinas, serviços e tecnologia, aliados a muita informação. A feira é um palco para a cafeicultura irrigada, onde temas ligados a esta tecnologia estão presentes em todos os debates e palestras. Neste ano ela acontece entre os dias 5 e 7 de abril.

         Para aproveitar este cenário a Rivulis apresenta o Hydro PC, tubo gotejador em formato cilíndrico, que possui design inovador extra resistente e pode tolerar ambientes desafiadores. Conforme afirma a Supervisora de Projetos da Rivulis, Naiara Rodrigues, “o Hydro PC é um tubo gotejador robusto que está há mais de 25 anos no mercado. Possui grande labirinto. Tem duas saídas de água, é auto-compensante, o que favorece para diferentes tipos de topografia, muito característico nas culturas de café”, assinala.

 Araguari é uma referência em tecnologia na produção de café. Não é por acaso que o município representa um dos maiores índices produtivos do Cerrado mineiro: 40 sacas por hectare. São quase 20 mil hectares em produção e mais de 90% são irrigados. A irrigação mudou a forma de produzir café no Brasil. Ela é decisiva para a expansão de área. Entidades do setor acreditam que atualmente 15% de todo o parque cafeeiro nacional é irrigado, uma área de 300 mil hectares, que é responsável por 30% da produção nacional. Mesmo com estes números, especialistas acreditam que o Brasil ainda utiliza pouco a tecnologia, em comparação com outros países. Tecnologia e conhecimento, temos, é preciso que o produtor veja o ganho que traz em usá-la”, ressalta o diretor geral da Rivulis, Guilherme Souza. 

A Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, o 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil.

A feira é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 05, 06 e 07 de abril de 2022

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Entrada franca para visitação e palestras.

ARTIGOS RELACIONADOS

14 de abril: Dia Mundial do Café

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e em MG está a maior produção nacional da bebida ...

Projeções do agronegócio: O que esperar da cafeicultura?

As projeções mostram que a produção em 2028/29 deve situar-se em 64,0 milhões de sacas. Essa produção deve ficar cerca de 25,3% maior do que a observada em 2019. As exportações estão projetadas para 41,0 milhões de sacas.

Diretoria da ACA apresenta programação da Fenicafé à imprensa

Com uma programação diversificada, a Fenicafé 2022 conta com palestras, painéis, workshop e debates

Cafeicultura montanhosa: como facilitar o manejo dos tratos culturais

Na cafeicultura de montanha, cultivada em terrenos com declividades na faixa de 30 - 50% e até mais, para facilitar os tratos nas lavouras, pode-se atuar em três níveis de adaptação - adaptar o terreno, o maquinário e as lavouras e seus tratos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!