21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMelancia gigante tem mercado em expansão

Melancia gigante tem mercado em expansão

Crédito Shutterstock

Fabrício Custódio de Moura Gonçalves
Doutor em Agronomia/Horticultura – UNESP
fabricio-moura-07@hotmail.com

A melancia (Citrullus lanatus) está entre as frutas mais importantes cultivadas e consumidas em todo o mundo, podendo ser comida fresca ou em sucos. A casca pode ser conservada ou cristalada (glacê), ou ainda em forma de uma bebida fermentada (xarope). É uma excelente fonte de vitaminas A e C e fornece potássio e fibras.
O fruto da melancia varia em peso de 1,0 kg a mais 100 kg, dependendo da cultivar e das condições ambientais. A cultivar Carolina Cross pertence ao grupo de frutas gigantes e em boas condições de cultivo pode chegar ao peso de 122 kg, com dimensões impressionantes, até 95 centímetros.
Há relatos de frutos de 159 a 163 kg. Esses gigantes são caracterizados ainda pelo apreciável sabor, contendo até 8% de açúcar. Em geral, a cultivar Carolina Cross prefere regiões tropicais, subtropicais e região temperada.
A produção de Carolina Cross requer regiões de clima quente, solos aluviais e arenosos, mesmo em regiões áridas e costeiras salinas, além de boa disponibilidade de água. No Brasil, a introdução dessa cultivar pode acontecer em diversas áreas, sobretudo no centro-oeste, centro-sul e leste.

As gigantes

O mercado de frutas gigantes de melancia está em fase de expansão. A cultivar Carolina Cross apresenta limitada a determinadas regiões. Ainda predomina o mercado de frutas na faixa de 4,5 a 5,5 kg. Além da inconveniência de lidar com grandes frutas, os consumidores relatam altos preços.
A participação mais importante na produção anual pertence aos Estados Unidos, China, Turquia, Índia e Ásia. No que diz respeito à melancia, a área cultivada é de 3,48 milhões de hectares, com a produção total de 118,4 milhões toneladas e produtividade média de 34 ton ha-1.
Nos Estados Unidos, a maior parte da produção de melancia é consumida fresca. O consumo per capita de melancia fresca gira em torno de 15,5 libras (USDA Economic Research Service). De acordo com dados de consumo, as mulheres tendem a comer mais melancia do que os homens. Cerca de 85% das melancias compradas no varejo são para consumo doméstico.

Demanda

Nos últimos anos, os consumidores nos Estados Unidos estão cada vez mais interessados em melancias sem sementes e maiores. No entanto, é um mercado ainda em expansão e sua introdução e valorização pelos consumidores aumenta, bem como o interesse de melhoristas de melancia no desenvolvimento de materiais com tamanho grande do fruto.
As frutas grandes de melancia são bastantes procuradas para sobremesa em festas, piqueniques, feiras de demonstração e competição. Dessa forma, cultivar melancias gigantes pode ser um empreendimento interessante para competição em concurso ou para impressionar pelo seu tamanho.
Além disso, o desenvolvimento de técnicas de venda de melancia como produto embalado pré-cortado tende a elevar o consumo desse segmento.

Investimento e rentabilidade

O investimento inicial é maior do que cultivares de frutos menores. O cultivo de frutas gigantes necessita de cuidados especiais. Em geral, cultivar uma melancia premiada pelo tamanho não é fácil e os cuidados são intensificados.
O consumo global de melancia é o mais alto entre as cucurbitáceas. A melancia Carolina Cross é uma boa opção de investimento, com mercado em expansão a partir de 2005 e envolvendo milhões de dólares.
Estudos em andamento buscam frutos com maiores teores de açúcares. Além disso, com a expansão do mercado de sementes torradas, casca em conserva e suco de melancia, tende a elevar a produção de frutas gigantes.
Em geral, o retorno é mais demorado do que a produção de frutas menores. A melancia gigante amadurece em torno de 147 dias. No entanto, isso não é surpreendente, especialmente quando você considera quantas vezes ele supera seus parentes em tamanho de frutas.

Manejo

A Carolina Cross requer solo solto e rico em matéria orgânica. Um solo bem drenado ajudará a evitar a estagnação da água prejudicial e promoverá o desenvolvimento radicular, que permitirá uma maior ação capilar para fornecer nutrição à planta. O espaço necessário para uma planta de melancia gigante é de aproximadamente 25 m².
Compre sementes de fontes respeitáveis e aplique um tratamento de sementes de fungicida antes do plantio. A semente pode ser colocada diretamente no solo ou em vasos em um propagador, mas em ambos os casos o solo deve ter uma temperatura não inferior a 15°C.
Um dos elementos mais importantes do cultivo de melancias gigantes é colocar o nível correto de fertilizante orgânico no patch. O estrume deve ser enterrado na área antes do cultivo de melancias em quantidades abundantes.
O estrume de vaca ou ovelha proporciona um nível avançado de maturidade para que seja melhor assimilado pela planta. Pode ser vantajoso enterrar o esterco alguns meses antes de semear a uma dose de 15 – 20 kg/m².
O solo deve ter um pH entre 6,5 e 6,8, e ser trabalhado a uma profundidade de não menos que 40 cm. Se a profundidade do solo for de 60 ou 80 cm, a planta teria maiores benefícios para um maior desenvolvimento radicular.
Se o solo não tiver o pH ideal, ele pode ser alterado, mas leva meses. Se o solo estiver abaixo de 6 (ácido), será preciso adicionar calcário na dose de 25 kg por 100 m². O ajuste do solo pode levar de 4,0 – 6,0 meses. Se o solo for alcalino, ou seja, com um pH maior que 7, deve-se adicionar enxofre, sulfato de alumínio ou sulfato de amônio. Os materiais orgânicos em decomposição podem variar o pH do solo. O teste de atualização deve ser repetido a cada 4 – 6 meses.
Outro fator de grande importância é como a planta é cultivada. O ramo principal deve ter ramificações laterais que são deixados para crescer até cerca de 2,0 metros e tomar uma forma de ventilador para a planta. É importante, portanto, incentivar o máximo desenvolvimento dessas raízes, mantendo o solo ao redor do tronco bem trabalhado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Consorciação de mogno com outras culturas pode diversificar lucro

Café, cacau, pimenta-do-reino, banana, coco, mamoeiro, manga, maracujá, milho, palmito pupunha e mandioca são exemplos de culturas que podem ser implantadas junto ao mogno africano. Essa modalidade de cultivo, que engloba mais de uma cultura, é conhecida como plantio consorciado, e é indicada para silvicultores e produtores rurais que buscam diversificar a receita de médio e longo prazo.

Tendências do mercado de iluminação artificial

Um desafio do uso da iluminação artificial é determinar a composição espectral, intensidade luminosa e período de aplicação ideais para uma espécie ou cultivar. As respostas a esses parâmetros têm mostrado uma variabilidade significativa

Estação das águas pode valorizar mercado do boi gordo

Queda da quantidade de animais em confinamento e oferta menor são fatores que devem valorizar o preço nos próximos meses.

Oídio em morango

O cultivo de pequenas frutas vem inovando o mercado e chamando a atenção de produtores ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!