18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 9, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEstação das águas pode valorizar mercado do boi gordo

Estação das águas pode valorizar mercado do boi gordo

Queda da quantidade de animais em confinamento e oferta menor são fatores que devem valorizar o preço nos próximos meses

Apesar da queda nos preços dos grãos, os custos para terminação intensiva de gado este ano não favoreceram os confinamentos. Segundo dados do IMEA, o mercado no MT, trabalhou com uma redução de 4,47% de animais se comparado a julho do ano passado, queda de 12,2% em relação ao consolidado de outubro de 2022. Esse cenário deve favorecer o preço do boi gordo, que tem amargado números que sequer cobriam os custos de produção, uma vez que essa queda no número de animais confinados pode diminuir a oferta e contribuir para o aumento dos preços.

Créditos: Divulgação

“Aparentemente temos uma oferta menor daqui pra frente! Estão chegando menos animais para o abate, com a redução do gado terminado nos confinamentos. Outro ponto positivo é que as chuvas estão chegando mais cedo, o que auxilia o produtor a postergar a entrega dos animais no frigorífico. As chuvas possibilitam ao produtor reter animais ou distribuir melhor esse fluxo, reduzindo a oferta e melhorando o preço no mercado.”, avalia Alberto Pessina, CEO da Agromove.

A abertura de novos mercados é vista como uma saída para a indústria escoar a produção. As perspectivas são positivas, especialmente após a abertura de novas plantas, mas os embarques para os novos destinos ainda estão lentos e dependemos desta melhora nos embarques para garantir a melhora dos preços.

“O que falta ainda é uma melhora nas exportações. Talvez vamos sentir essa melhora no fechamento de setembro, após abertura de plantas. Até o momento os embarques ainda estão fracos em relação a 2022”, conceitua Pessina

O ponto de preocupação está neste desencontro da oferta e demanda. “Sabemos que existe animais reprimidos que não foram enviados aos confinamentos e que está melhora nos preços pode voltar a incentivar este movimento. Por outro lado, o atraso na recuperação das exportações pode manter a demanda enfraquecida. Assim, se a oferta aumentar e a demanda não aumentar, os preços voltarão a cair.”

Tudo indica que a melhora nos preços do boi gordo vai depender de dois fatores: a redução da oferta, que está sendo afetada pela diminuição da chegada de animais e o possível aumento nas exportações, que impacta a demanda. Após o turbulento ciclo pecuário, o criador deve contar com um reequilíbrio do setor com o escoamento de produção e a chegada da estação das águas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado do Milho: Panorama da semana (10/03)

O mercado apresenta estabilidade na semana que se encerra.

Nitrogênio e seu manejo

Um levantamento divulgado em dezembro de 2020 pela consultoria SAFRAS & Mercados ...

Alfaces especiais

Dentre as hortaliças folhosas, a alface representa a mais popular e consumida em todo o planeta ...

Mercado de equinos movimenta R$ 30 bi ao ano no Brasil

Animais atraem investidores e apaixonados, além de aquecer a economia do país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!