24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPor que é importante comprar touros com avaliação genética?

Por que é importante comprar touros com avaliação genética?

Divulgação

Ao adquirir um reprodutor, o pecuarista busca um macho que seja fértil e capaz de transmitir genes que contribuam para melhorar os índices zootécnicos da fazenda. Mas como saber se um touro tem potencial melhorador?

A ciência já mostrou que informações de pedigree e avaliação visual sozinhas não são eficazes para determinar a qualidade de um reprodutor. A melhor maneira de medir o valor genético de um touro é pela avaliação genética.

Mas, afinal, o que é avaliação genética?

Segundo o professor José Bento Sterman Ferraz, geneticista da USP Pirassununga, avaliação genética é a melhor predição possível do que um reprodutor, ou matriz, tem para transmitir para as próximas gerações. Ele complementa: “Precisamos nos lembrar que quando compramos touros, matrizes ou sêmen não estamos comprando um animal, mas sim a qualidade de seus filhos”.

Na prática, avaliação genética nada mais é que a predição de DEPs (diferenças esperadas na progênie) a partir do processamento de uma série de dados de cada animal do rebanho. Com as DEPs em mãos, é possível classificar os animais de acordo com o seu valor genético e identificar os indivíduos superiores para uma ou mais características.

Por exemplo, se o touro A tem DEP de Peso à Desmama de 5 e o touro B de -2, isso quer dizer que os filhos do touro A serão desmamados com 5kg a mais que a média do rebanho, enquanto os do touro B ficarão 2kg abaixo. Na comparação entre os dois, a diferença no peso médio à desmama da progênie será de 7kg em favor do touro A. Vale lembrar que só é possível comparar DEPs entre touros de um mesmo programa de seleção, já que os números são sempre relativos à média da base de comparação.

Apesar do conceito ser simples, o cálculo das DEPs requer a aplicação de modelos complexos, capazes de considerar um grande volume de dados coletados a campo e, no caso do Programa de Seleção da CFM, também informações genômicas, além de todas as relações de parentesco entre os animais do rebanho.

O Programa de Melhoramento Genético da CFM surgiu em 1980 já com o foco de selecionar animais da raça Nelore a partir de uma avaliação objetiva, apoiada nas mais modernas técnicas de melhoramento animal. A CFM foi pioneira no uso de DEPs e conta, há mais de 25 anos, com a parceria dos geneticistas da USP Pirassununga para realização da avaliação genética do rebanho. Em pouco mais de 40 anos de seleção, a CFM já produziu mais de 45 mil touros e seus bancos de dados contam com mais de 540.00 animais medidos.

Vem aí mais uma safra de touros Nelore CFM

A avaliação genética dos animais nascidos em 2020 na CFM acaba de ser concluída. Foram analisadas informações de quase 4 mil machos, incluindo dados coletados do nascimento ao sobreano. Todas essas informações foram processadas e incluídas na base de toda a avaliação genética do rebanho CFM.

“Essa fase é decisiva para identificação dos novos touros da safra, que serão comercializados a partir do Megaleilão Nelore CFM, em agosto”, informa Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

A CFM comercializa somente os cerca de 30% melhores machos da safra, cumprindo as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que regulamenta os trabalhos de seleção por meio do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). “Esse reduzido percentual impõe que apenas os reprodutores realmente melhoradores cheguem ao mercado”, explica Neto.

Mais informações sobre o Programa de Melhoramento Genético da CFM em www.agrocfm.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Pecuária brasileira tem prejuízos próximos a 70 bilhões

Esses problemas também podem chegar a 20% de diminuição no ganho de peso dos animais, com prejuízos de 20 a 60kg por animal.

Períodos úmidos são ideais para mastite ambiental 

Mais importante doença da pecuária leiteira, a mastite tem alto nível de contágio.

Híbridos de milho para silagem da Brevant® Sementes

A Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience, investe continuamente em pesquisa e inovação para apoiar os agricultores, não só na lavoura, mas na produção de gado leiteiro e de corte.

Tripanossomose x Tristeza Parasitária bovina

Diagnóstico diferencial entre as doenças é indispensável para implementação do tratamento adequado no rebanho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!