19.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosEscaldadura em folhas e frutos do cafeeiro

Escaldadura em folhas e frutos do cafeeiro

José Braz Matiello

Engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé

jb.matiello@gmail.com

Escaldadura em café - Crédito Cristiano Soares de Oliveira
Escaldadura em café – Crédito Cristiano Soares de Oliveira

Tempo seco, com pouca chuva e altas temperaturas, têm provocado o amarelecimento e a queima de folhas e frutos dos cafeeiros, processo chamado de escaldadura.

Escaldadura significa uma queima, que no cafeeiro ocorre sob duas formas ” a clorose, provocada pela degradação da clorofila, e a necrose, esta devido à morte dos tecidos. A escaldadura ocorre quando a planta absorve uma grande quantidade de energia do sol e não consegue dissipá-la, ocorrendo então um dano oxidativo.

Deste modo, as regiões mais quentes, em altitudes mais baixas, e a face dos cafeeiros voltada para o sol da tarde são as mais afetadas pela escaldadura.

As causas

O amarelecimento e a queima dos tecidos podem ocorrer tanto sobre a folhagem como sobre os frutos. Estes, quando mais expostos ao sol, são mais afetados, sendo muito comum em cafeeiros conillon, quando os galhos tombam e expõem mais frutos da parte superior do ramo.

Os efeitos da escaldadura se traduzem na redução da área fotossintética da folhagem e no prejuízo direto, pelo chochamento e queima de frutos. Resta, agora, dizer como minimizar a ocorrência da escaldadura.

Como minimizar o problema

 

Primeiro vem a irrigação, a qual, fornecendo água à planta, vai dar condições para um melhor resfriamento dos tecidos. Por outro lado, temos visto que a irrigação por aspersão tende a causar escaldadura, pelo depósito de água na folha promover o efeito “lente“, assim queimando os tecidos, além de viabilizar o crescimento de folhas novas sensíveis.

A arborização da lavoura, reduzindo a insolação sobre os cafeeiros, é muito eficiente na diminuição da escaldadura, porém, é uma prática difícil de ser adotada. O plantio direcionado reduz a escaldadura, pois evita a incidência do sol da tarde, de forma direta de um lado da linha de cafeeiros.

O uso de variedades de cafeeiros mais compactos também reduz a escaldadura, assim como a espécie robusta é menos suscetível a esse processo.

Nas lavouras instaladas em regiões mais quentes, em condições de temperatura média de 23 ” 24ºC tem sido observado que o uso de maiores doses de nitrogênio na adubação, assim como aplicações foliares de cobre, têm reduzido a escaldadura.

No mesmo objetivo, o uso de açúcar e de produtos com cristais, os quais refletem os raios solares, tendem a diminuir a escaldadura. Produtos fungicidas do grupo das estrobirulinas, especialmente a piraclostrobina, também reduzem a temperatura foliar.

Essa matéria você encontra na edição de Abril da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

IAC obtém patente para gene promotor isolado de plantas de café

A tecnologia pode ser aplicada em pesquisas no melhoramento genético de novas cultivares de qualquer espécie. No café, pode reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento de uma nova cultivar.

Café: Ponto de colheita ideal vai além da cor

Tecnicamente, a colheita não deveria ser iniciada antes que os cafeeiros atingissem pelo menos 80% dos frutos maduros.

Produção de açaí, mandioca, café, cacau e outros gera R$ 24,4 bilhões para a região do Bioma Amazônia

Para promover um desenvolvimento mais sustentável e gerar renda para a região, seria importante tanto focar nos produtos mais associados ao Bioma (como açaí, dendê, mandioca, café) quanto aproveitar o desenvolvimento dos produtos que já estão consolidados, como as commodities agropecuárias (soja, milho e algodão).

Mineradora inglesa de potássio destacará diferenciais do K Forte

A Verde, mineradora inglesa controlada por brasileiros que já investiu mais de 200 milhões em tecnologia, quer ampliar a sua rede de relacionamentos e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!