28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiRaízes: Qual o momento certo de podar?

Raízes: Qual o momento certo de podar?

Autores

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito Agrocultivo 

O padrão de qualidade de uma muda de raiz nua é determinada pelo diâmetro de corola (tronco entre as gemas e as raízes) e desenvolvimento do sistema radicular, tanto o comprimento quanto o seu volume. Desta forma, uma quantidade excessiva de raízes e de comprimento elevado é mais vantajosos que mudas com poucas raízes, visto que uma muda pouco desenvolvida não consegue, com o decorrer do tempo, atingir o mesmo nível de desenvolvimento de uma muda de maior porte.

Estas raízes têm sua importância não apenas pela maior capacidade de absorção de água e nutrientes, mas também como reserva dos sólidos solúveis já processados e indispensáveis para a sua sobrevivência na conservação em frio e, posteriormente, na brotação e formação das primeiras folhas.

Mudas com mais raízes maiores conseguem ter um pegamento a campo melhor e o desenvolvimento mais rápido. Por este motivo, devem ser mantida todas as raízes no período de conservação em frio. Já em pré-plantio deve-se deixar a maior a quantidade de raízes possível que permita um bom plantio.

Recomendações

Como no plantio as mudas devem ser enterradas à altura do rizoma, encobrindo todas as raízes, mas deixando a gema acima do nível do solo, as raízes devem ser cortadas na altura máxima aceitável. De preferência, o plantio deve ser feito com a haste de plantio somente com o corte nas pontas terminais das raízes.

Devem ocorrer os respectivos tratamentos com fungicidas e inseticidas antes do plantio, e de preferência acrescentar estimulantes de enraizamento neste processo. Quando ocorre o excessivo corte das raízes, os gastos de reservas nutricionais são maiores, porque, além de terem que formar as primeiras folhas na parte aérea, a planta irá gastar uma maior quantidade de reservas para recompor o sistema radicular.

Quando a planta possui poucas destas reservas, seu desenvolvimento será retardado, dificultando o seu restabelecimento na área de produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Longping High-Tech lança Forseed, sua nova marca premium de sementes

A Longping High-Tech apresentou no último dia 29 de maio sua nova marca comercial que irá abrigar o portfólio de híbridos de milho que...

Feira Internacional de Irrigação debate necessidades agrícolas

  De 19 a 21 de setembro Campinas (SP) sediará a FiiB " Feira Internacional da Irrigação Brasil, que nesta edição apresentará o avanço da...

Estresses abióticos – Como conviver com eles?

Juscelio Ramos de Souza Bruno Neves Ribeiro  Pesquisa & Desenvolvimento KimberlitAgrociências   Os estresses ambientais têm se figurado como um dos fatores responsáveis pela atual distribuição das culturas...

Fósforo proporciona rendimento e crescimento da beterraba

Cristina Maria de Castro Pesquisadora científica IV " APTA Polo Vale do Paraíba (SP) cristinacastro@apta.sp.gov.br Hortaliças geralmente possuem ciclo curto, demandando que os nutrientes estejam prontamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!