25.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotícias1ª Semana da Agricultura Orgânica é lei em São Carlos - SP

1ª Semana da Agricultura Orgânica é lei em São Carlos – SP

Nova Imagem (9)A ideia de unir produtores, comerciantes e interessados na agricultura orgânica de São Carlos ” SP começou através da iniciativa ECOA Orgânicos, evento realizado entre 18 e 19 de outubro de 2016, por uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e Projeto PorQueNão?.

O objetivo é unir e fortalecer o ecossistema de orgânicos na cidade e região afim de detectar possíveis melhorias e como torná-las viáveis.

 Assim, os interessados no assunto – produtores e comerciantes –  abordam temas de interesse comum, incluindo também propostas de ação para o Poder Público.

“‹No começo de 2017, a Lei 18.093/2017 instituiu a “Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos“ sempre na 2ª semana de Setembro.

 A partir disso, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agriculta sem veneno.

“‹A semana acontece por uma iniciativa de agricultores, professores, empreendedores, comerciantes e consumidores que se uniram em prol do tema, de forma horizontal.

Lei 18.093/2017

 

Com o objetivo de fomentar o debate sobre agricultura orgânica e fortalecer a cultura da alimentação saudável na cidade, comerciantes, produtores rurais, consumidores e interessados em geral se organizaram para fazer acontecer a 1ª Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos.

As atividades incluem visitas de escolas públicas a sítios de produtores orgânicos, construções de hortas orgânicas em escolas municipais, discussão com os produtores rurais sobre cooperativismo, criação da primeira feira exclusivamente orgânica do município e muito mais!

A ideia é abarcar o maior número possível de pessoas de todas as classes sociais e idades para difundir cada vez mais a cultura dos orgânicos na cidade, fortalecendo principalmente os produtores rurais locais. Com isso, a cidade de São Carlos pode se tornar referência no assunto e incentivar a prática em outras cidades do país.

Toda programação da semana pode ser encontrada no site do evento.

A ideia da iniciativa surgiu em outubro de 2016, com o projeto ECOA Orgânicos, uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e projeto PorQueNão?, que inclusive é parceiro do The Greenest Post.

Depois de muito trabalho, conseguiu-se, no começo de 2017, instituir por Lei (18.093/2017) a Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos, a acontecer anualmente, sempre na segunda semana de setembro.

Com a conquista, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agricultura livre de venenos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Acúmulo de nutrientes no solo em função da aplicação de fertilizantes organominerais

  Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em produção Vegetal e doutorando em Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) fabianopacentchuk@gmail.com Margarete KimieFalbo Médica veterinária, doutora e professora da Unicentro margaretefalbo@hotmail.com ItacirEloiSandini Engenheiro...

Aminoácidos atuam na defesa do tomateiro

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Benefícios do fertilizante organomineral

Erik Romão Representante técnico de vendas da Vitória Fertilizantes Palavra dos pesquisadores: As atividades de suinocultura e de avicultura estão crescendo muito rapidamente no Brasil. Estes...

Ácidos húmicos aumentam as raízes laterais nas plantas

  Natália de Oliveira Aguiar Engenheira agrônoma, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) nattyaguiar@gmail.com Luciano PasqualotoCanellas Professor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!