20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoClima joga contra o plantio do trigo na região Sul

Clima joga contra o plantio do trigo na região Sul

Principais produtores do cereal no país, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram problemas com a semeadura por causa do tempo instável

O Moinho Sete Irmãos incentiva a produção de trigo em Minas Gerais - Crédito Shutterstock
 Crédito Shutterstock

O excesso de chuvas das últimas semanas, aliado à redução de área destinada ao plantio, pode afetar de forma significativa a safra de trigo brasileira na temporada 2016/17. Nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, responsáveis por 85% da produção nacional, os agricultores já começam a se preocupar com o atraso na semeadura e a interferência no calendário de outras culturas, como a soja verão. A situação dos gaúchos é mais crítica, pois o plantio está completamente parado. No Paraná, os triticultores já conseguiram avançar mais em comparação ao Rio Grande do Sul, mas ainda assim a situação preocupa“, adianta o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP), Giovani Ferreira.

A análise completa do cenário produtivo e comercial do trigo consta no AgroReport desta segunda-feira (12), boletim técnico em formato digital editado pelo AgroGP e disponibilizado para download em www.gazetadopovo.com.br/agronegocio.

AgroReport

Os AgroReports são divulgados semanalmente e apresentam análises setoriais sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio: bovinos, aves, suínos, soja, milho e trigo. “Pretendemos antecipar os rumos do mercado interno e internacional e apontar tendências com base na capilaridade obtida durante os 11 anos de atuação em projetos como a Expedição Safra, presente em 16 estados e 12 países, além do Fórum de Agricultura da América do Sul“, explica Ferreira. Em quatro edições, o evento reuniu participantes de mais de 30 países para debater o futuro do agronegócio mundial a partir da perspectiva sul-americana.

———————-

Sobre o AgroGP

O Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo mantém a plataforma de conteúdo especializado do jornal Gazeta do Povo, integrante do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Além de notícias em tempo real, o AgroGP oferece videorreportagens, cotações, projeções de mercado, relatórios técnicos e organiza projetos especiais, como a Expedição Safra. Há 11 anos na estrada, a equipe de técnicos e jornalistas faz uma sondagem periódica da cadeia produtiva de grãos com roteiros pelo Brasil, a América do Sul e os Estados Unidos, além de incursões pela Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Informações para a imprensa

Centro de Comunicação

Camila Tsubauchi | Bruna Robassa

camilats@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: +55 (41) 3018.8062 | 9 9972.1904

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes e aminoácidos – A chave para a tuberização da batata

A batata é um alimento de grande importância mundial, sendo atualmente a terceira fonte alimentar mais importante do mundo, superada apenas pelo arroz e o trigo. No Brasil, o consumo médio por habitante ao ano atinge 15 kg, o que é considerado baixo quando comparado aos 70-80 kg por habitante ao ano de países como Alemanha e Holanda. Atualmente, Minas Gerais é classificada como o maior produtor de batata do Brasil.

Número da safra da soja é reajustado por atraso de plantio

INTL FCStone ajusta número da safra de soja, diante de atrasos no plantio Primeira estimativa para "safrinha" 2014/15 de milho mostra redução em relação ao...

Manejo nutricional da alface

Atualmente, a busca por um hábito alimentar mais saudável tem aumentado, proporcionando, de modo geral, um maior consumo de vegetais, principalmente de hortaliças folhosas, por apresentarem uma ampla diversidade de características, como textura, sabor, cor e a forma de preparo, sendo uma ótima opção prática para saladas nas refeições diárias.

Manejo e monitoramento para controle da lagarta

A estiagem prolongada e a demora da chegada do frio neste inverno aumentaram a pressão de lagartas nas lavouras de trigo nas regiões das Missões e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!