27.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 9, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosSolução inovadora é apresentada pela FMC para manejo da cigarrinha da cana

Solução inovadora é apresentada pela FMC para manejo da cigarrinha da cana

Divulgação

A FMC, empresa de ciências para agricultura, reuniu o setor canavieiro em Ribeirão Preto (SP), no dia 05 de outubro, para mostrar os detalhes do Verimark®, inseticida que atua no controle da cigarrinha da cana, broca e Sphenophorus de maneira eficiente, preservando os demais insetos benéficos presentes no canavial.

O Brasil lidera mundialmente a produção de cana de açúcar e seus produtos e subprodutos. As lavouras canavieiras estão presentes no nordeste, sudeste e centro-oeste do país. Esse importante cultivo ocupa cerca de 9 milhões de hectares e coloca o país líder na exportação de açúcar. Para a safra 22/23 a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – projeta volume de produção de 572,87 milhões de toneladas. “E hoje, a cigarrinha da cana é uma das pragas que têm impactado na qualidade da cana e rentabilidade para o produtor. Dessa forma, a FMC, oferece uma solução inovadora para este controle através de Verimark® que traz a Diamida em sua formulação, tornando-o um produto seletivo, com ação residual na proteção”, comenta Christian Menegatti, gerente de cultura de cana da FMC.

Há mais de uma década a FMC é líder na cultura da cana-de-açúcar para controle de pragas, entregando produtos de alta qualidade e excelente performance. A nova solução da FMC tem um modo de ação totalmente diferente dos inseticidas disponíveis no mercado. Verimark® controla de maneira eficiente as 3 importantes pragas da cultura da cana: cigarrinha, broca e Sphenophorus e graças ao seu modo de ação inovador, preserva os inimigos naturais presentes na lavoura, mantendo o equilíbrio da entomofauna”, explica Maurício Oliveira, gerente de marketing regional para Cana & Especialidades.

Divulgação

No manejo, após o agricultor identificar a presença e realizar o levantamento populacional da cigarrinha na área, a recomendação é aplicar Verimark® no início da infestação, que geralmente acontece no início do período chuvoso.

O produtor rural, Bruno Aleksander, que estava no Insectshow, cultiva cana de açúcar no município de Lençóis Paulista (SP), acompanhou as palestras e ficou animado com a nova solução. “O operacional vai ficar muito mais viável ao atingir a praga alvo, que é a cigarrinha da cana, mantendo no canavial os insetos que vão atuar no controle da broca, e ainda fazendo supressão do Sphenophorus, que também é um problema para nós, então, vai ser uma ferramenta maravilhosa, um manejo revolucionário”, comenta Aleksander. 

Na ocasião, os participantes tiveram também a oportunidade de saber mais sobre o cenário e perspectivas de mercado, com Marcos Jank, professor e coordenador do centro Agro Global do Insper – Instituição de Ensino Superior – e ouviram sobre inovação com Gustavo Caetano,  considerado uma das mentes mais brilhantes no país em relação a abordagem do tema inovação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Chuvas afetam plantações de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo

Segundo especialista, a produção teve queda de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior As lavouras de cana-de-açúcar de algumas cidades do interior de São...

Quais as inovações tecnológicas em nutrição e fitossanidade?

Autores Jorge Jacob Neto Professor titular, Ph.D., do Departamento de Fitotecnia – Instituto de Agronomia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)...

FMC apresenta programa Colha+ Sustentabilidade

Evento acontece entre os dias 22 e 26 de novembro e contará com programa que une eficiência e sustentabilidade

Manejo da adubação fosfatada para cana no cerrado

  Sandro Roberto Brancalião Pesquisador científico VI, Centro de Cana do Instituto Agronômico/Manejo de Solos brancaliao@iac.sp.gov.br   A cana-de-açúcar requer, como qualquer cultura comercial e industrial, cuidados no manejo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!