Foi durante a realização dos famosos “Open Days” em sua matriz na Holanda, que acontece sempre ao final de setembro, que os convidados puderam testemunhar a liderança global da Bejo em genética de cebolas.
Aos visitantes foi dada a oportunidade de conhecer as modernas instalações da sede da Bejo. “Tivemos a oportunidade de mostrar aos nossos convidados tudo o que está por trás das sementes que estão nas embalagens que os produtores recebem. Como sempre, todos ficaram maravilhados com todos os departamentos de pesquisa, a unidade de beneficiamento de semente e todos os demais processos envolvidos na entrega de sementes da mais alta qualidade”, diz Paulo Christians, diretor da Bejo Brasil, que acompanhou o grupo.
Troca de experiências
Como o foco da viagem deste ano eram as cebolas, organizou-se um vasto programa de visitas e troca de experiências. “Realizamos, na sede da empresa, um simpósio para todos os visitantes das Américas; falou-se da liderança global da Bejo, da importância das cebolas para nossa empresa, focamos no estágio de nossos programas de pesquisa para cada região do mundo, dividindo-o por zonas de diferentes comprimentos de dias; falamos do comércio internacional de cebolas e da importância de nossas cultivares para esse grande negócio global”, completou o diretor.
O programa seguiu com visitas à sede da De Groot & Slot, parceira há décadas da Bejo no desenvolvimento genético de cebola, à empresa Broer BV, do grupo Bejo, maior produtora e comerciante mundial de bulbilhos de cebola, aos maiores processadores/exportadores de cebolas da Holanda, a um dos maiores produtores de cebolas daquele país e a fabricantes de equipamentos para a mecanização da lavoura.
Ano das cebolas no Brasil
Todas essas visitas foram possíveis pela forte relação que a Bejo mantém com todos esses parceiros.
“Quisemos fechar nosso ‘ano das cebolas no Brasil’ com chave de ouro”, comenta Christiano Veiga, Consultor Técnico de Vendas para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que também participou da viagem. “Este ano, que começou com a publicação de nossa ‘Cebolas em Revista’, lançada na Hortitec, tivemos ainda vários dias de campo de importantes cultivares, como Alvara, Itaparica, Trancoso, Red Sensation, Reforma e Hacienda”.
Novos conhecimentos
De acordo com Wander Junio da Rocha, gerente geral de campo da Paranaíba Agronegócios, em São Gotardo (MG), a viagem foi um divisor de águas, que agregou muitas informações e conhecimentos novos.
“Foi uma das melhores viagens técnicas que já fiz. O evento da Bejo é muito bem organizado e as visitas foram bem pensadas e calculadas. É impressionante conhecer a Bejo como um todo e ver o prestígio que ela tem na Europa. Pudemos ver todo o processo, desde a produção da semente até a embalagem para semearmos”, conta Wander.
“As visitas foram muito boas, pudemos ver diferentes tecnologias e sistemas de plantio e que, mesmo com até mais adversidades do que temos aqui, produtores de cebola da Holanda produzem bem e com excelente qualidade. É muita informação, trouxemos muitas ideias para o Brasil”, completa Wander.
Agradecimento
“Só temos a agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a organizar tantas atividades relevantes para a cebolicultura ao longo de toda a temporada, seja nas atividades a campo aqui no Brasil, seja nessa gratificante viagem técnica à Holanda. Mais ainda, queremos agradecer a todos aqueles que depositaram sua confiança em nosso trabalho, produtos e serviços. Juntos encontraremos sempre as melhores soluções para esse grande negócio que é a cebola. Bejo, a cebola que marca”, encerra Paulo Christians.