22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEmater-MG sedia reunião da Plataforma Global do Café

Emater-MG sedia reunião da Plataforma Global do Café

Divulgação

Durante a Semana Internacional do Café, que acontece de 16 a 18 de novembro na Expominas, diversos eventos importantes relacionados à cafeicultura ocorrem na capital mineira. Nesta quinta-feira (dia 17/11), a Emater-MG, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai receber na sua sede uma reunião do Conselho Consultivo e do Grupo de Trabalho Brasil da Plataforma Global do Café no Brasil (GCP). O evento será aberto, às 8 horas, com um café da manhã em comemoração aos 10 anos de Governança da plataforma.

A Plataforma Global do Café é uma associação internacional com mais de 150 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café. Além do Brasil, a associação atua em países como Colômbia, Vietnã, Indonésia, Tanzânia, Uganda, Quênia, Honduras e Peru. O objetivo principal da GCP é ter um setor cafeeiro sustentável, que ofereça boas condições de vida para agricultores e trabalhadores, assegurando a permanência deles na atividade, enquanto protege os recursos naturais. “Dentro dos produtos agrícolas, o café é um dos alimentos mais acompanhados de perto, devido ao perfil dos consumidores. Clientes da Europa, Japão e Estados Unidos têm um padrão de exigência muito alto no quesito sustentabilidade”, o coordenador técnico estadual de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

Atualmente, no Brasil, a GCP conta com 54 instituições membros e dezenas de instituições parceiras, distribuídas em todas as regiões produtoras de café. O Brasil é o maior produtor e fornecedor mundial de cafés sustentáveis e possui inúmeras iniciativas e projetos para promover a sustentabilidade. Bernardino Cangussu explica que a Emater-MG, embora não seja membro da Plataforma Global do Café, é parceira da organização em diversas ações.

Em 2022, os grupos de governança da Plataforma Global do Café no Brasil – Conselho Consultivo Nacional (CCN) e Grupo de Trabalho Brasil (GTB) – completam 10 anos de existência. Para celebrar a parceria, cooperação e os frutos desse trabalho, foi programada a primeira reunião conjunta dos dois grupos. Juntos, os membros da plataforma vão recordar os principais passos já dados e discutir sobre o Planejamento Estratégico da Plataforma Brasil para os próximos anos.

Certifica Minas Café em destaque

O estado de Minas Gerais é o maior produtor e exportador nacional de cafés. O grão é cultivado em 457 municípios, totalizando uma área de 1,22 milhão de hectares. O Relatório 2022 da GCP (Plataforma Global do Café) ressalta que o mundo está buscando cada vez mais cafés sustentáveis, com um crescimento anual da demanda por estes cafés superior a 25% e destaca o Certifica Minas Café como uma importante iniciativa dentro dessa proposta.

O Certificaminas é a única certificação citada no relatório, que não é americana ou europeia. “Estar neste relatório é o reconhecimento mundial da cadeia ao programa. Uma conquista do nosso estado, onde a cadeia do café representa mais de 45% do PIB agropecuário mineiro, portanto, estratégica para a nossa economia”, salienta Bernardino.

O Certifica Minas Café é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade, melhor qualidade do grão e da remuneração. O programa é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Emater-MG e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Os produtores são orientados na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo a normas reconhecidas internacionalmente.

A expectativa em 2022 é que cerca de mil cafeicultores tenham a produção certificada pelo programa. “A Emater-MG sempre investiu e acreditou no Certificaminas Café. Figurar no relatório é uma conquista. Também é um reconhecimento a GCP nos escolher como sede para a reunião anual deles”, argumenta o coordenador técnico estadual de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantio consorciado com macadâmia melhora produtividade do cafezal

Cássio Pereira Honda Filho Engenheiro agrônomo e mestrando em Fisiologia Vegetal " Universidade Federal de Lavras (UFLA) cassiop.hondafv@gmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia...

Cafés especiais do Brasil: SMC implanta uma das mais modernas e completas centrais de benefício com tecnologia Palini & Alves

Todos sabemos que o Brasil é o maior produtor e exportador de cafés do mundo há muito tempo. Nos últimos anos porém, a grande...

ABIC realiza live no Dia Internacional da Mulher para lançar Comitê ABIC Mulheres do Café

Lançamento da iniciativa acontecerá no dia 08 de março, às 17h, por meio de uma live no Instagram da Associação

Fosfito no manejo de doenças do cafeeiro

Manoel Batista da Silva Júnior mjunior_agroufla@yahoo.com.br Deila Magna dos Santos Botelho Pós-doutorandos- DFP" Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gustavo César Dias Silveira Mestrando - DFP- UFLA O cafeeiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!