18.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasYara inicia transporte de fertilizantes com caminhão movido a GNV e reduz...

Yara inicia transporte de fertilizantes com caminhão movido a GNV e reduz em 10% a emissão de GEE

Ação inédita no setor possibilita o carregamento de 32 toneladas de insumos em veículo movido a gás natural veicular.

Divulgação

Cumprindo seu compromisso em se tornar neutra para o clima até 2050, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, avança em mais uma iniciativa para diminuir a emissão de gases de efeito estufa em toda a cadeia. A companhia acaba de concluir o primeiro transporte de fertilizante com um caminhão movido a gás natural veicular (GNV), que viabilizou uma redução de 10% na emissão de GEE (gases de efeito estufa) do frete.

O primeiro carregamento-teste neste modelo aconteceu em novembro, com 32 toneladas de fertilizante a granel saindo do Complexo Industrial da Yara, localizado em Cubatão (SP), com destino a Sumaré (SP), em um trajeto de 200km. O percurso realizado com veículo de carga pesada, movido a gás natural, deixou de emitir, aproximadamente, 20kg de CO2, o equivalente a uma redução de 10% na emissão de gases, quando comparado a mesma rota feita com caminhão tradicional, movido a diesel.

A operação foi feita em parceria com a empresa Itaobi Transportes/Morada Logística, que tem capacidade para realizar dois carregamentos de insumo por semana com o caminhão a gás natural. Neste ritmo, em um ano, a Yara estima uma redução equivalente a 2 toneladas de CO2 na atmosfera, mas já trabalha para expandir a utilização deste tipo de veículo em volume de fretes e para viabilizar o transporte também em outras rotas.

De acordo com o diretor de Logística da Yara Brasil, Alberto Rodrigues, trajetos mais longos ainda apresentam desafios, especialmente em relação à autonomia dos veículos. Um deles é a dificuldade em encontrar postos de combustíveis com GNV para abastecimento de veículos pesados. “Seguimos estudando a expansão do transporte de fertilizantes com esse tipo de caminhão em todas as nossas unidades, com o propósito de reduzir gradativamente o impacto ambiental que envolve a nossa operação”, afirma. “Ficamos muito satisfeitos em acompanhar o resultado deste processo, que teve total comprometimento da equipe e parceiros para a promoção de um transporte inédito, seguro e sustentável, com potencial de gerar impactos positivos para todo o segmento de fertilizantes”, finaliza Alberto.

Pioneirismo na busca por uma logística cada vez mais sustentável

A Yara tem transformado a logística do setor. Também neste ano a empresa realizou o primeiro envio de fertilizantes a granel via cabotagem do país, ao transportar, a partir do seu píer próprio em Rio Grande (RS), 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa, composta por NP e NPK, para sua Unidade Misturadora de São Luís (MA), atendendo assim aos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), sobretudo da cultura de soja. O transporte do fertilizante via cabotagem além de ser uma operação mais vantajosa operacionalmente, rápida e segura, também é sustentável. Uma carga de 15 mil toneladas, por exemplo, partindo de Rio Grande para São Luís, precisaria de 405 caminhões para realizar o trajeto de mais de 3 mil km via rodovias – que é inexistente nessa modalidade –, o que passa a ser feito em aproximadamente sete dias por mar, com apenas um navio.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

ARTIGOS RELACIONADOS

Carbono voluntário: fatos que você desconhece

A Agrocarbon360 acaba de lançar a circular técnica de franquia, onde investidores poderão fazer parte deste mercado, proporcionando uma ótima lucratividade.

Fertilização equilibrada à base de nitrato pode aumentar produtividade

Experimentos de médio e longo prazo, conduzidos por instituições de ensino e pesquisa em parceria com a Yara, revelam vantagens nas culturas de milho, feijão, café e algodão.

Projetos fracassados de reflorestamento fazem ‘falso marketing verde’

Por diversas vezes, uma empresa executa suas atividades causando impactos ambientais e necessita fazer a compensação de acordo com as leis brasileiras.

Grupo brasileiro recebe certificado internacional de descarbonização

Por meio do goFlux Carbon Free, a Agronelli neutralizou as emissões de CO2 da movimentação de mais de 1.000 toneladas de gesso agrícola, tornando sua operação de transporte rodoviário eficiente e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!