27.6 C
Uberlândia
sábado, maio 11, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasProdutores rurais terão mais prazo para emitir o Cadastro da Agricultura Familiar

Produtores rurais terão mais prazo para emitir o Cadastro da Agricultura Familiar

Divulgação

Produtores rurais de todo o país ganharam um prazo para substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) pelo Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), do governo federal. O anúncio com as regras da prorrogação foi publicado em uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Nas últimas semanas, o sistema eletrônico de emissão CAF, do governo federal, vem apresentando lentidão e funcionamento intermitente, dificultando a realização e emissão do cadastro. Em Minas Gerais, a Emater-MG é responsável pelo atendimento a milhares de agricultores que necessitam emitir o CAF. Por isso, a diretoria da empresa entregou no último sábado (4/2), ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, um documento relatando os problemas com o sistema Cafweb.

A emissão do CAF é requisito básico para acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Entre elas, estão o acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aos recursos do Garantia Safra e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O cadastro substitui a emissão da DAP.

“Embora a mudança venha a atender uma demanda de todos emissores de CAF, só com o tempo poderemos dimensionar seu real impacto. Continuamos atentos e empenhados em atender nosso público com qualidade e presteza, e aguardamos melhoria no desempenho do sistema neste novo contexto”, afirma o diretor técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes.

Regras da prorrogação

A portaria do governo federal estabelece critério de prorrogação, dependendo da data de vencimento da DAP.

Para as DAPs com vencimento entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, o documento de identificação terá o prazo de validade automaticamente ampliado por 12 meses.

Já as DAPs com vencimento estabelecido a partir de 1º de fevereiro de 2024 terão as datas mantidas, sem prorrogação.

Os produtores com a DAP vencida antes de 8 de fevereiro de 2023 terão, obrigatoriamente, que fazer a migração para o CAF. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar informou que montou uma força-tarefa para readequar o sistema eletrônico Cafweb, para que todos agricultores familiares façam a emissão do documento que dá acesso aos programas públicos.

Os agricultores que já conseguiram fazer a emissão do CAF estão com a situação regularizada.

O MDA disponibilizou canais de atendimento, no caso de dúvidas:
E-mail: atendimento.cocaf@agro.gov.br
Telefone e Whatsapp: (61) 99965-6115

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtor rural investe em empresa de drones agrícolas

Depois de muitas pesquisas e testes, um jovem produtor rural decidiu investir em uma empresa que presta serviços de pulverização e controle de pragas, onde utiliza drones agrícolas, um senhor equipamento que nos últimos anos ganhou força e velocidade para atender uma demanda crescente no campo da agricultura de precisão do Brasil.

Mecanização Agrícola é um dos pilares para rentabilidade do produtor rural

Painel na 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai debater papel do setor industrial no contexto

Lojas de rua no setor de franquias é escolha dominante e representa 51,7% do mercado

Engenheira agrônoma, Giselle Figueiredo, relata benefícios ao virar franqueada da franquia de crédito rural Sonhagro

Fertilizantes: Conheça os efeitos

O uso de fertilizantes na agricultura é uma prática fundamental para a obtenção de ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!