22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiDeficiência de cálcio causa queda de flores e frutos no pimentão

Deficiência de cálcio causa queda de flores e frutos no pimentão

Devido a ser um elemento estrutural na planta, o cálcio é um elemento pouco móvel, e os sintomas de sua deficiência podem ser observados em partes novas das plantas.

Foto Shutterstock

Maurício Alves de Oliveira Filho
Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
mauricio.aof@gmail.com

A nutrição vegetal é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento das plantas e uma das garantias para uma alta produtividade, independente da cultura que está sendo cultivada.
Pensando em nutrição, a Lei do Mínimo, ou Lei de Liebig, tornou-se um dos conceitos mais importantes na relação planta e nutrientes, onde é proposto que a falta ou ausência de um nutriente essencial, independente de qual seja, ocasionará a limitação da produtividade de uma safra, mesmo que os demais nutrientes essenciais se encontrem em quantidades adequadas, não sendo capazes de suprir a falta de outro.

Nutrientes essenciais

As plantas necessitam entre 16 a 17 nutrientes essenciais (macro e micronutrientes). O cálcio é classificado como um macronutriente essencial e recebe esta denominação por ser precursor de diversas funções nas plantas, como a ativação enzimática, estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos vegetais (conferindo maior resistência a ataques de patógenos) e até mesmo participando da absorção de outros nutrientes.

O cálcio

Deficiências de cálcio são muito raras, pois é um elemento químico encontrado em abundância na nossa crosta terrestre, sendo assim, sua deficiência tende a ocorrer em solos de característica arenosa, com pouca matéria orgânica, solos ácidos ou em períodos de secas.
Devido a ser um elemento estrutural na planta, o cálcio é um elemento pouco móvel, e os sintomas de sua deficiência podem ser observados em partes novas das plantas. No pimentão, os sintomas observados são manchas cloróticas em folhas novas e baixo desenvolvimento radicular, entretanto, se a deficiência chegar a níveis severos, o pimentão tende a sofrer o abortamento de flores e morte das gemas apicais.
Devido ao cálcio ser um elemento estrutural, a permeabilidade das membranas fica comprometida em sua ausência, ocorrendo o encharcamento nas regiões apicais. À medida que o tempo passa, essa área afetada vai sendo deteriorada por fatores bióticos e abióticos, levando ao abortamento e à morte das gemas.

Controle

O controle deve ser preventivo, para evitar esta situação, sendo necessário realizar uma adubação correta, baseada em análise de solo, escolher bem a cultivar com base nas características edafoclimáticas da região de interesse para o cultivo, garantir a irrigação de plantas, evitando períodos de estiagem, ou o excesso de água nas plantações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hérnia em repolho: E agora, o que fazer?

Autora Janaína Marianno de Marque Engenheira agrônoma, doutora, professora de Fitopatologia e Entomologia - FESB – Bragança Paulista e proprietária do Laboratório Atena...

Mapeamento da fertilidade do solo mostra o caminho da produtividade

Alberto Bernardi Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste alberto.bernardi@embrapa.br Os produtores investem cada vez mais em tecnologia, informática e técnicas que têm viabilizado a Agricultura de Precisão...

Manejo sustentável de fertilizantes fosfatados no alho

O crescimento de novas tecnologias de cultivo impulsionou o aumento da produção de alho (Allium sativum L.) no Brasil. Entretanto, a demanda desta hortaliça manteve-se crescente, exigindo processos produtivos ainda mais eficientes.

Benefícios das algas marinhas para folhosas

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!