Maurício Alves de Oliveira Filho
Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
mauricio.aof@gmail.com
A nutrição vegetal é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento das plantas e uma das garantias para uma alta produtividade, independente da cultura que está sendo cultivada.
Pensando em nutrição, a Lei do Mínimo, ou Lei de Liebig, tornou-se um dos conceitos mais importantes na relação planta e nutrientes, onde é proposto que a falta ou ausência de um nutriente essencial, independente de qual seja, ocasionará a limitação da produtividade de uma safra, mesmo que os demais nutrientes essenciais se encontrem em quantidades adequadas, não sendo capazes de suprir a falta de outro.
Nutrientes essenciais
As plantas necessitam entre 16 a 17 nutrientes essenciais (macro e micronutrientes). O cálcio é classificado como um macronutriente essencial e recebe esta denominação por ser precursor de diversas funções nas plantas, como a ativação enzimática, estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos vegetais (conferindo maior resistência a ataques de patógenos) e até mesmo participando da absorção de outros nutrientes.
O cálcio
Deficiências de cálcio são muito raras, pois é um elemento químico encontrado em abundância na nossa crosta terrestre, sendo assim, sua deficiência tende a ocorrer em solos de característica arenosa, com pouca matéria orgânica, solos ácidos ou em períodos de secas.
Devido a ser um elemento estrutural na planta, o cálcio é um elemento pouco móvel, e os sintomas de sua deficiência podem ser observados em partes novas das plantas. No pimentão, os sintomas observados são manchas cloróticas em folhas novas e baixo desenvolvimento radicular, entretanto, se a deficiência chegar a níveis severos, o pimentão tende a sofrer o abortamento de flores e morte das gemas apicais.
Devido ao cálcio ser um elemento estrutural, a permeabilidade das membranas fica comprometida em sua ausência, ocorrendo o encharcamento nas regiões apicais. À medida que o tempo passa, essa área afetada vai sendo deteriorada por fatores bióticos e abióticos, levando ao abortamento e à morte das gemas.
Controle
O controle deve ser preventivo, para evitar esta situação, sendo necessário realizar uma adubação correta, baseada em análise de solo, escolher bem a cultivar com base nas características edafoclimáticas da região de interesse para o cultivo, garantir a irrigação de plantas, evitando períodos de estiagem, ou o excesso de água nas plantações.