25.6 C
Uberlândia
sábado, maio 11, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosRepolho: doenças afetam qualidade dos produtos

Repolho: doenças afetam qualidade dos produtos

Doenças podem comprometer a qualidade do repolho cultivado.

O controle fitossanitário desempenha um papel preponderante no desenvolvimento adequado de produtos hortifrúti, de forma que o manejo e o tratamento de doenças que atacam uma determinada cultura e a escolha de cultivares resistentes a uma determinada praga ou doença se tornam fundamentais para a produção com qualidade.
Assim, a junção desses fatores proporciona resultados positivos para o negócio de um agricultor. Esse é o caso dos repolhos, por exemplo, que são suscetíveis à hérnia das crucíferas e ao Xanthomonas campestris (Xcc).
A primeira das doenças citadas é causada por um fungo, o Plasmodiophora brassicae, que se propaga pela água e se desenvolve na raiz da planta, de acordo com estudo realizado pelo pesquisador em fitopatologia da Embrapa Hortaliças Ailton Reis.
A hérnia das crucíferas, por poder permanecer um extenso período (até 10 anos) fixada na terra, impede a realização de uma rotação de culturas adequada, comprometendo o trabalho dos produtores rurais, uma vez que o processo de erradicação não é facilmente executado.
Uma lavoura comprometida com a incidência desse fungo apresenta produtos deficientes de nutrientes e suscetíveis a ataques de outros tipos de fungos e bactérias.
Já em relação à bactéria Xanthomonas campestris, seus efeitos na planta afetam o aspecto visual dos repolhos, o que reduz o valor comercial deles nos pontos de venda. O Xcc se prolifera nos tecidos vasculares das plantas, como aponta estudo das pesquisadoras Edilaine Alves de Melo (UFRPE) e Kátia Cilene da Silva Felix (PNPD/CAPES/FACEPE), agindo, principalmente, na cabeça do repolho.

Solução da linha TSV Sementes

O trabalho de desenvolvimento de variedades resistentes aos organismos mencionados anteriormente é necessário para que os produtores tenham sucesso no plantio, mesmo em áreas que tenham presença desses organismos.
Nesse sentido, a linha TSV Sementes da Agristar do Brasil apresenta aos agricultores o repolho Henia F1 como o material mais indicado para esse cenário, pois é adaptado para resistir, principalmente, à hérnia das crucíferas.
“Esse é um híbrido que pode ser plantado o ano todo e se mostra muito eficiente no verão, especialmente considerando a umidade elevada desse período. O problema da hérnia das crucíferas se acentua nessa estação, pois o fungo causador se propaga mais intensamente pela água, ou seja, com chuvas e alta umidade ele acaba se alastrando com mais facilidade”, explica o especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar, Silvio Nakagawa.
A coloração e a cerosidade desse produto também protegem o repolho da incidência de bactérias na planta. “A cera presente nas folhas acaba protegendo o Henia F1 da água que se acumula e escorre pela estrutura foliar do material, evitando a proliferação de microrganismos e, consequentemente, das doenças trazidas por eles”, detalha o especialista.

Outras vantagens do Henia

A cabeça desse repolho é mais um destaque da variedade, segundo o especialista, pois suas características facilitam o transporte pelo Brasil. “A parte mais importante do repolho Henia é a sua cabeça, que apresenta bom tamanho e elevada compacidade, permitindo que ela seja transportada para regiões mais distantes e sem perder suas qualidades”, ressalta Silvio Nakagawa.
O produtor Diego Fernandes, de Nova Friburgo (RJ), reitera a importância do pacote de resistências oferecido pelo repolho Henia para o cultivo. “Por apresentar proteção principalmente contra a hérnia das crucíferas, o material se desenvolve da forma esperada, sendo muito bem aceito no mercado. O padrão de cabeça dessa cultivar é excelente em comparação com outros repolhos”, conclui Fernandes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Calagem – Recomendações para o repolho

O repolho pertence à espécie Brassica olerácea e duas variedades são as mais conhecidas no mercado nacional - são elas a B. oleracea L. var. capitata L. (Repolho Liso) e a B. oleracea L. var. sabauda Martens (repolho crespo). As formas mais conhecidas são alba (repolho branco) e rubra (repolho roxo).

Evite perdas de produtividade no inverno

Estamos nos aproximando do período seco do ano, onde os danos causados pelo estresse hídrico ...

Nutrientes essenciais para o desenvolvimento e formação de couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) é uma hortaliça do tipo inflorescência, pertencente à família Brassicaceae, mesma à qual pertencem o repolho, o brócolis e a couve comum, sendo considerada uma espécie de clima temperado (Santos et al., 2011).

Repolhos Kirei e Atlanta oferecem diversas vantagens

A versatilidade dos híbridos e alta adaptação as oscilações climáticas fazem das variedades a melhor opção de cultivo para o ano todo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!